Segunda edição do Jantar no Centro traz caldos tradicionais vietnamitas




Phở e Bun Chá serão as estrelas do evento realizado em um apartamento no Centro de São Paulo

Crédito: Divulgação
A segunda edição do Jantar no Centro acontece nos dias 16 e 17 de junho. O evento abre o apartamento da jornalista especializada em gastronomia e cozinheira Dani Borges para que o público possa experimentar novos sabores. Dessa vez, o jantar aproveita o clima mais frio que tomou conta da cidade para levar todos a uma viagem pelos caldos de Hanói, a capital do Vietnã. “A cidade, construída pelos colonos franceses, é belíssima, com muitos lagos e lindas alamedas. Mas existe um pedacinho de Hanói que não foi tocado pelos franceses, o Old Quarter (bairro antigo). É lá que estão os principais locais para saborear a verdadeira comida do país e foi lá que aprendi a preparar essas delícias”, conta.

Como entrada, o Jantar no Centro terá Chả lụa e Mini pastéis de Caranguejo. O primeiro é um presunto artesanal vietnamita preparado com carne de porco moída e especiarias. Ele será servido com maionese de coentro e patê de fígado, na companhia de torradas. Já os pastéis, uma influência francesa sempre presente na gastronomia vietnamita, levam um item muito apreciado na região: o caranguejo. Eles são servidos com molho picante e adocicado.

O destaque da noite fica por conta da dupla de pratos principais. Para aquecer as almas e corações dos convidados, serão servidos caldos. O primeiro é o Phở (pronuncia-se fô). Ícone da cozinha vietnamita, ele pode ser feito com carne de vaca (Phở bò – fô bô) ou com frango (Phở gà – fô gá) – no jantar ele será oferecido com carne. Seu preparo começa com um delicioso caldo de carne, cozido calmamente ao longo de oito horas. Esse caldo é então servido com peito de boi assado, verduras, ervas aromáticas e macarrão de arroz, formando um sabor incomparável em que o importante não é a quantidade de tempero, mas as sutilezas dos vários ingredientes. Apesar de ter sido inventado há pouco mais de um século, o Phở se tornou o prato mais importante da culinária vietnamita. “A paixão dos vietnamitas por esse caldo vai muito além do seu sabor – ele foi por muito tempo um símbolo nacionalista do Vietnã na luta pela independência do país”, conta Dani Borges. 

Crédito: Divulgação

O segundo caldo da noite será o Bun Chá. Também preparado com cozimento lento, ele vem acompanhado de bolinhos de carne de porco temperados com especiarias e grelhados, ervas aromáticas e verduras e, como não pode faltar numa mesa vietnamita, macarrão arroz. Todos são servidos à parte, para que cada pessoa possa colocar a quantidade de ingredientes que preferir no caldo.

Para fechar a noite, a sobremesa será um Brulée de Jaca. Originária dessa da Ásia, a fruta ganha aqui uma roupagem francesa, algo comum também na gastronomia vietnamita, em que, por conta da influência dos colonizadores europeus, pratos e ingredientes locais são preparados com técnicas europeias.

Crédito: Divulgação

O jantar completo, com entradas, pratos principais e sobremesa custa R$ 95 por pessoa. As bebidas serão cobradas à parte e terão preços especiais. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas pelo FoodPass.

Mais informações pelo email: jantarnocentro@gmail.com

Siga o Jantar no Centro nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook: /jantarnocentro

Instagram: @jantarnocentro

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário