MOMONDO LISTA 8 DESTINOS PARA O FERIADO DE TIRADENTES




Opções incluem cidades no Brasil e na América do Sul para aproveitar os dias de folga

Mais um feriado prolongado se aproxima e os brasileiros já estão ansiosos para viajar. Porém, diante de uma variedade de lugares para explorar, muitas pessoas acabam ficando indecisas na hora de escolher o melhor destino para aproveitar ao máximo os momentos tão esperados de descanso.

Para o feriado de Tiradentes, no próximo dia 21, existem diversas opções de roteiros de viagens no Brasil e na América do Sul. Com o objetivo de ajudar os viajantes que pretendem aproveitar os quatros dias de folga, a momondo selecionou oito cidades perfeitas para os turistas que estão indecisos na hora de escolher para onde ir.

Tiradentes (Minas Gerais)

Foto: Divulgação

Tiradentes (MG) – Jonathan Dias

Os turistas que gostam de conhecer a história do Brasil e suas datas comemorativas podem optar pela cidade que leva o nome do feriado prolongado. Visitar Tiradentes, no sul de Minas Gerais, é ter uma aula prática de história, em meio a belas paisagens e muitos mimos gastronômicos. A cidade onde nasceu o herói da Inconfidência Mineira deve ser explorada com calma e de preferência a pé. Em suas ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque, as igrejas do século XVIII dividem a atenção com o preservado casario formado por sobrados que abrigam restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato que acendem seus lampiões na fachada ao anoitecer.

Diamantina (Minas Gerais)

Foto: Divulgação

Diamantina (MG) – Giovanni Luiz Cruz

Cenário para gravação da minissérie Liberdade, Liberdade, exibida pela Rede Globo, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é uma cidade de muitas qualidades. Há dez anos, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, devido a suas construções preservadas. Com diversos atrativos como grutas, vilas históricas e cachoeiras deslumbrantes, a cidade é perfeita para uma caminhada cheia de descobertas. As Casas de Juscelino Kubitschek e Tiradentes são atrações obrigatórias para quem visita o local. As duas foram transformadas em museu.

São João del Rei ( Minas Gerais)

Foto: Divulgação

São João del Rei (MG) – Carolina Borges

São João del Rei é um dos lugares mais charmosos de Minas Gerais. A cidade ainda preserva tradições que atravessaram os séculos. Lá,  o badalar dos sinos para anunciar missas e datas comemorativas fazem parte do cotidiano dos moradores. Histórias e lembranças do Brasil Colônia continuam vivas no Centro Histórico da cidade, onde ficam belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves, e a igreja de Nossa Senhora do Pilar. O casario antigo abriga ainda restaurantes e lojas que oferecem cobiçadas peças produzidas com metal nobre da região. 

Ouro Preto (Minas Gerais)

Foto: Divulgação

Ouro Preto (MG) – Frans Harren

Ouro Preto é uma cidade histórica e tem grande importância para a cultura brasileira. Com seu conjunto arquitetônico, tornou o Brasil conhecido pelo estilo Barroco. Por isso, o local foi considerado Patrimônio da Humanidade. Uma das principais atividades é sair pela cidade e conhecer os altares, além de garimpar peças nos antiquários e feiras de artesanato. As cafeterias da cidade também são uma ótima opção. Outra grande atração é a antiga maria-fumaça que leva à cidade vizinha de Mariana e também para o Pico do Itacolomi, protegido em um parque estadual com 75 quilômetros quadrados repletos de mirantes naturais.

Rio das Ostras (Rio de Janeiro)

Foto: Divulgação

Rio das Ostras (RJ) – Aninha 123

Quem procura tranquilidade no feriado de Tiradentes terá, em Rio das Ostras, uma bela opção no litoral norte do Rio de Janeiro, entre Búzios e Macaé. Os destaques são as belas praias: das pacatas Tartaruga e Joana, ideais para curtir com as crianças, até a badalada Costazul, point dos praticantes de windsurf e que ganha agito extra no cair da noite, com seus quiosques e barzinhos. Vale explorar o centro da cidade também, incluindo passar algumas horas sob a sombra da figueira centenária onde repousaram nomes como Dom Pedro II e Getúlio Vargas ou fazer uma foto à beira da Lagoa do Iriri, mais conhecida como “Lagoa da Coca-Cola”, por sua cor escura.

Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco)

Foto: Divulgação

Parque Nacional do Catimbau (PE) – A.Duarte

O Parque Nacional do Catimbau, também conhecido como Vale do Catimbau, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. Criado em 2002, integra os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga. Quem gosta de desbravar trilhas no meio da natureza e cavernas terá uma gama de opções, com paisagens formadas por montanhas, encostas, vales abertos e rochas de arenito colorido. A área tem registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica. Com certeza, será uma viagem que ficará na memória.

El Calafate (Argentina)

Foto: Divulgação

El Calafate (AG) – Lisa Bettany Perito

Muitos turistas adoram o frio e preferem o clima abaixo de zero. Uma dica para quem pretende tirar as blusas do armário é viajar para o extremo sul argentino e descobrir uma paisagem natural, verdadeira e única. El Calafate, um simpático vilarejo localizado na província de Santa Cruz, vem ganhando popularidade entre os viajantes, principalmente por ser ponto de partida para visitar o Parque Nacional Los Glaciares. O lugar conta com excelentes hotéis, boa gastronomia e muitas lojas para compra de artesanato e roupas de inverno.

Casapueblo (Uruguai)

Foto: Divulgação

Casapueblo (UR) – Yvon Maurice

Ao extremo sul do planeta, está a cidade-escultura Casapueblo. Localizada em Punta Ballena, a 20 minutos de Punta del Este, o local foi a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, que a transformou num misto de museu, galeria de arte e hotel. O lugar impressiona pelas belas formas inspiradas nas casas de Santorini, na Grécia. Ninguém vai reclamar de subir enormes escadas sem corrimão até chegar ao Club Hotel Casapueblo e seu restaurante Las Terrazas, que conta com saboroso cardápio internacional e lindas vistas panorâmicas da região. E quem se hospeda por lá, tem à disposição mimos garantidos durante a estadia, como spa com piscina aquecida, hidromassagem, sauna, hipismo, golfe, tênis, jet ski e muito mais.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário