3 DICAS ESSENCIAIS PARA SE SAIR BEM EM UM CASTING
O descobridor de talentos, Marcelo Germano, orienta qual a melhor forma de se preparar para os testes e conquistar uma carreira de sucesso
Fotos: Divulgação
O casting consiste em selecionar profissionais para atuar em um determinado trabalho. Para os avaliadores que irão escolher os candidatos o trabalho é árduo e requer muito cuidado para que a pessoa certa seja escolhida. Descobridor de inúmeros talentos – entre eles Larissa Manoela -, Marcelo Germano lista as principais orientações para ser bem sucedido em um casting.
DICA 1 – Tenha um portfólio completo
O primeiro passo é enviar o material, composto por um portfólio com pelo menos três fotos, de preferência profissionais (uma de close, uma de corpo inteiro e uma de meio corpo), vídeos de outros testes e quaisquer outros registros de trabalhos já realizados, se houver. Também é fundamental que o portfólio contenha os dados pessoais, como idade, altura, peso, manequim, cor dos olhos, do cabelos e outras especificidades físicas. É importante, ainda, especificar se canta, dança, tem alguma habilidade circense e se fala outro idioma. A não ser que o talento esteja agenciado, nesse caso, a agência fará todo esse trabalho.
DICA 2 – Saiba qual talento avaliarão no teste
Se o teste é, por exemplo, para campanhas publicitárias, o ator ou modelo será apenas fotografado; caso o teste seja para peças de teatro, musicais ou trabalhos em televisão, campanhas, comerciais, haverá um teste de interpretação que pode variar muito de acordo com o que o cliente pede; se o trabalho exigir que o artista dance, cante ou toque algum instrumento, isso será testado no casting.
DICA 3 – Não desista
Os requisitos variam muito. A maioria das pessoas acredita que é necessário ter um perfil específico e dentro dos “padrões de beleza” que estamos acostumados a ver nas capas das revistas, mas o importante é o que o cliente procura. O importante é ter um material profissional e persistência para conseguir um trabalho. Participar de seleções exige dedicação e paciência. Nem sempre o trabalho que você quer é o trabalho certo para o seu perfil. É importante ter em mente que a carreira de um artista é feita de muitos “nãos”, e se você não conseguir passar em um teste, não desista, isso não indica uma falta de talento. O importante é não desistir e contar com agências e produtoras sérias, que valorizam o seu trabalho e farão o melhor para você.