‘RODA-VIVA’ DE CHICO BUARQUE GANHA NOVA MONTAGEM
Marco na história dos palcos brasileiros, musical censurado na ditadura militar será encenado no Teatro Ruth Escobar, mesmo local onde ocorreu o atentado ao elenco do espetáculo em 1968
Por Walace Toledo
Manifestações proliferam e a política nacional cada dia mais suja, não teria momento mais propício para uma nova montagem do espetáculo musical ‘Roda-Viva’. Com direção de Marcelo Braga, assistência de Aline Gonçalves e direção musical de Zeca Sampaio, primeira peça escrita por Chico Buarque de Hollanda representa um dos marcos do teatro brasileiro e símbolo da resistência em 1968.
Vinte e cinco atores e cantores – estudantes da FPA (Faculdade Paulista de Artes) – resgatam a história de ascensão e queda de Benedito Silva, ídolo da música que decide mudar seu nome para Ben Silver, afim de agradar o púlico.
Em um contexto de uma indústria cultural e televisiva nascente no Brasil dos anos 60, o personagem é a representação de uma figura manipulada – pela indústria fonográfica e/ou imprensa – que promove uma reflexão sobre a cerca da sociedade de consumo.
O que mais marcou a peça foi a sua agressividade proposital com o intuito de chocar o público para os problemas que cercavam o país na época.
Foto: Divulgação
CENSURA
A peça ‘Roda-Viva’ foi escrita por Chico Buaque no final de 1967 e estreou no Rio de Janeiro, no início de 1968, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa. Marieta Severo, Heleno Prestes e Antônio Pedro viveram os papéis principais. A temporada no Rio foi um sucesso, mas a obra virou um símbolo da resistência contra a ditadura durante a temporada da segunda montagem, com Marília Pêra e Rodrigo Santiago. Um grupo CCC (Comando de Caça aos Comunistas) invadiu o Teatro Galpão (hoje Ruth Escobar), em São Paulo, em julho daquele ano, espancou artistas e depredou o cenário.
Após o ataque na capital paulista, o espetáculo voltou a ser encenado em Porto Alegre. Mais uma vez os atores voltaram a ser vítimas da violência e intransigência do CCC. Após este segundo incidente, ‘Roda-Viva’ deixou de ser encenado.
Saiba mais sobre a trajetória do musical nos depoimentos de Zé Carlos de Andrade e Lucia Capuani:
Adilson Pereira, Agatha Miklos, Alessandro Fritzen, Aline Teixeira, Allan Christos, Ariani Rocha, Erica Milena, Gabi Eva, Giovana Del Gaudio, Guihh Bueno, Hiank Olliver, Ilsom Lourenço, Isis Teixeira, Jason Martins, Joaquim Teodoro, Jodson Silva, Jordania Miranda, Lucas Figueiredo, Lucas Nadin, Luis Marcio Arnaut, Maraisa Góes, Nando Moraes, Natiely Amado, Patricia Radesca e Thamiris Ariel formam o elenco.
Serviço
Local: Teatro Ruth Escobar (Sala Miriam Muniz) – Rua dos Ingleses, 209, Bela Vista – São Paulo/SP
Dias e Horários: Seg (07/12/2015) às 18h, 19h45 e 21h15 | Ter (08/12/015) às 19h e 21h | Qua (09/12/2015) às 18h, 19h45 e 21h15
Valor: GRATUITO
Classificação: Livre