Livros: Coleção Sesc Culturas




Publicação do sociólogo Philippe Coulangeon traz um estudo aprofundado sobre as diferenças e desigualdades sociais implícitas nos hábitos culturais 

A orientação dos hábitos culturais não representa apenas 
um objeto de interesse paraos profissionais da cultura. 
Ela constitui, nas sociedades ocidentais contemporâneas, 
um dos aspectos da estratificação social, fator importante 
na análise das desigualdades e das relações sociais.” 
Philippe Coulangeon

Não poderia haver uma escolha melhor para dar partida à série Coleção Sesc Culturas. O livro de estreia, Sociologia das Práticas Culturais, está totalmente alinhado à proposta da nova linha editorial das Edições Sesc São Paulo, que é a publicação de títulos voltados à divulgação de reflexões acerca das políticas, economias, mediações e gestões culturais. 

Leitura recomendada para estudiosos e profissionais das áreas de cultura, arte e educação, e também para interessados em sociologia da cultura, o livro foi escrito pelo sociólogo francês Philippe Coulangeon em uma linguagem de fácil compreensão.

A publicação é dividida em seis capítulos. O primeiro deles situa o leitor com uma breve síntese das teorias sociológicas relacionados às práticas culturais na estrutura social e das grandes orientações das políticas públicas. Em seguida, o autor começa uma análise relacionando essas atividades com as diferenciações sociais. 

Mas quais são as práticas culturais elencadas? Todas as ações ligadas ao consumo ou à participação de atividades intelectuais e artísticas que abrangem disposições estéticas e contribuem para a definição de estilos de vida. Como a maior devoradora de tempo, o autor cita a televisão, como a mais legítima, embora cada vez mais abandonada entre os jovens, ele menciona a leitura, entre as mais raras estão os passeios culturais e a mais diversificada é a audição de música. Aquelas que levam a produzir, e não somente a consumir, ou seja, as práticas amadoras, também não ficaram de fora. 

No mundo contemporâneo, essas preferências estéticas integram os ritos de identificação da vida coletiva e levam a sociologia a estudar a associação entre as características do estilo de vida e as variáveis do status e da origem social.

Dentro desse estudo meticuloso, o autor apresenta dois alertas. Um deles é que, em longo prazo, a tendência é que o acesso à cultura erudita retroceda. Isso porque, recentemente, a cultura de massa cresceu de modo significativo, inclusive entre as classes altas e os detentores de diploma superior, devido ao alcance cada vez maior das formas de lazer audiovisuais.

O outro aviso é que os responsáveis pela gestão cultural, cada vez mais, adotam métodos de marketing que não estimulam a consciência crítica que, de acordo com Coulangeon, os verdadeiros bens culturais despertam. 

Até o fim do ano, serão lançados três novos títulos da Coleção Sesc Culturas que prometem enriquecer ainda mais esta discussão. Como esta capa, que traz uma obra de Tomie Ohtake, as capas da coleção apresentarão de obras assinadas por artistas brasileiros consagrados, que integram o Acervo do Sesc de Arte Brasileira. Aguarde!

Ficha Técnica:
Sociologia das Práticas Culturais 
Coleção Sesc Culturas
Autor: Philippe Coulangeon
Editora: Edições Sesc São Paulo
Páginas: 160
ISBN: 978-85-7995-086-5
Preço: R$ 49

SOBRE PHILIPPE COULANGEON
Philippe Coulangeon é um sociólogo francês, diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Seus interesses de pesquisa se ​​relacionam com a sociologia das práticas culturais, a estratificação social dos gostos, a cultura de massa e a democratização da cultura. Boa parte de suas publicações também analisam a evolução das carreiras nas artes e nas empresas culturais, principalmente no campo da música.
SOBRE A COLEÇÃO SESC CULTURAS
Nova linha editorial das Edições Sesc São Paulo, a Coleção Sesc Culturas, lançada neste ano, tem o objetivo de publicar títulos voltados à divulgação de reflexões acerca das políticas, economias, mediações e gestões culturais. Com uma seleção de autores especializados no tema da sociologia e da cultura, a coleção reúne títulos que são referências para os estudos culturais.
 
SOBRE EDIÇÕES SESC SPSegmento editorial do Sesc, as Edições Sesc São Paulo têm em seu catálogo publicações em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em artes e ciências humanas. Muitos desses trabalhos articulam-se com a programação artístico-cultural da instituição como uma das principais fontes de geração de conteúdos da editora. Com o intuito de expandir seu campo de ação, atendendo a um público cada vez maior, o Sesc firma-se como uma importante referência em publicações culturais no país.


As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria 

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário