Dicas de Leitura: Aprenda sobre investimento para lidar com o novo normal


Créditos: Pixabay


A pandemia causada pelo coronavírus tem feito a gente repensar sobre nossa vida em diferentes aspectos. O que você espera do seu trabalho e da sua vida pessoal quando, finalmente, for possível sair de casa com segurança?

Muito tem se falado a respeito dos ensinamentos que o isolamento social proporciona. Valorizar mais a simplicidade, cultivar o bom relacionamento familiar e controlar os gastos estão entre os principais temas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, 89% dos brasileiros mudaram os hábitos financeiros desde que a crise começou. E isso tende a permanecer, mesmo após a pandemia.

Nesse cenário, o conhecimento mais aprofundado de educação financeira será o grande aliado das mudanças. A Blocktime Coworking selecionou os principais livros de investimento para te ajudar a se preparar para o novo normal. Confira!

PAI RICO, PAI POBRE
Autor: de Robert Kiyosaki

Esse clássico é um dos livros de investimento mais lidos no mundo. Robert Kiyosaki faz uma comparação entre os ensinamentos que ele recebeu do seu pai (pobre) e os que o pai (rico) do seu melhor amigo ensinou ao filho.

A obra é uma ótima fonte de questionamento sobre nossa percepção a respeito de trabalho, carreira, segurança e controle financeiro. Vale a pena ler e fazer uma reflexão sobre o peso que a profissão tem sobre sua vida.

Não é à toa que, mais de 20 anos depois, “Pai Rico, Pai Pobre” continua sendo um dos livros de educação financeira mais lidos. Ele é altamente recomendado por investidores e empresários de distintas realidades.

Alerta de spoiler! Separamos um trecho do livro para dar aquele gás que você precisa para começar a ler:

Diria que o mais difícil quanto à formação de uma fortuna é ser fiel a si mesmo e estar disposto a não acompanhar a multidão. No mercado é muito comum que seja a manada a chegar tarde a ser abatida. Se um grande negócio está nas manchetes, na maioria dos casos é tarde demais. Procure um negócio novo. Como dizem os surfistas: ‘Sempre há outra onda’. As pessoas que correm e pegam a onda tarde são em geral as que se dão mal.

APOSENTADA FICAVA SUA AVÓ
Autoras: Andrea Assef e Mara Luquet

Humor e descontração em alta. As autoras abordam a temática do envelhecimento em relação, não apenas ao dinheiro, mas também à saúde e ao comportamento. As jornalistas, especialistas em finanças, orientam sobre a importância do planejamento.

De uma forma bem acolhedora, elas ensinam a calcular o quanto devemos poupar a partir de hoje para ter uma vida confortável no futuro. O livro também destaca a importância da disciplina diante do aumento da longevidade.

Assef e Luquet enfatizam que, para garantir o envelhecimento ativo, a gente precisa começar a viver bem agora. Super alerta de spoiler! Impossível selecionar um trecho só, de um dos melhores livros de investimento, mas aí vai:

Os anos de vida a mais que a humanidade conquistou exigem somas maiores. Para os homens, o Imposto de Renda pode ser traduzido como o feroz Leão. Para nossa independência financeira ele é um bichano e pode ser um grande aliado se planejarmos corretamente nossas aplicações financeiras.

OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA
Autor: T. Harv Eker

Nesse livro, T. Harv Eker fala sobre as diferenças de mentalidade entre pessoas milionárias e daquelas que acreditam que não é possível enriquecer. Com uma linguagem cativante, ele explica o que faz alguém se tornar milionário.

O autor nos convida a pensar sobre qual é a nossa visão sobre dinheiro e quais são os conceitos que interferem nas tomadas de decisões financeiras. Na parte intitulada “arquivos de riqueza”, Eker menciona os modos de pensar dos milionários.

Os Segredos da Mente Milionária” já foi lido por mais de 1 milhão de pessoas somente aqui no Brasil. Se você procura por livros de investimento para mudar a percepção que tem sobre dinheiro, essa obra é uma ótima opção! Se liga nesse spoiler:

“O dinheiro não é assim tão importante”. Eu lhe pergunto: você acha que, se disser ao seu marido ou à sua mulher, ao seu namorado ou à sua namorada, à sua sócia ou ao seu sócio que eles não são assim tão importantes, algum deles ficaria muito tempo com você? Acredito que não. Tampouco o dinheiro ficaria.

Tudo certo para iniciar a leitura de livros de investimento? Aproveite para repensar sua carreira profissional e saúde financeira. Seja qual for seu novo normal, pode contar com a Blocktime Coworking para retomar as atividades e networking em um espaço seguro e versátil. Saiba mais aqui!

Deixe um comentário