Bamba, Vamba, Wamba em curta temporada em SP
Cia portuguesa revisita o mito do rei Bamba em analogia ao período político brasileiro
A Cia portuguesa Este (Estação Teatral) chega a São Paulo, no dia 27 de setembro para 04 apresentações com o espetáculo “Bamba, Vamba, Wamba”, no Teatro Alfredo de Mesquita.
Foto: Miguel Proença
Na peça três atores e um palco vazio buscam evocar o mito revisitado de Bamba sob a narrativa cultural ibérica. Bamba (643-687/688 DC) foi um rei visigodo que reflete sobre a construção de sua memória a partir da sua região, do seu mundo e da sua cultura como também a partir de suas crenças e do próprio imaginário coletivo.
Esse mito fundacional, revelador da circunstância humana e que relaciona o passado com o presente, leva o espectador a refletir sobre o seu passado e a construção da sua memória.
Para o personagem, o processo de transmissão de informações, de geração em geração, goza de mecanismos sutis que não se dissociam dos novos contextos em que são assimilados e aquilo que eventualmente poderia ser considerado um fato é diminuído, desaparece ou é descontextualizado.
Isso se deve ao fato das memórias serem construídas a partir de crenças, tradições e de um imaginário coletivo. Para Bamba, a memória é feita também de imaginação, mito e fantasia. Esta amálgama de sobreposições, de associações, de escolhas também se chama memória.
O espetáculo foi ensaiado em 2016, sofreu influências a partir dos desdobramentos políticos e sociais do país quando ocorreu o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Dentro dessa análise, o espetáculo costura os aspectos da memória sob o ponto de vista social e político em paralelo à atualidade vivida no Brasil.
SERVIÇO
LOCAL: Teatro Alfredo de Mesquita, Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana. 219 lugares.
DATA: 27/09 até 30/09 (Quinta, Sexta e Sábado 21h e Domingo 19h)
INFORMAÇÕES: (11) 6221 3657
INGRESSOS: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
DURAÇÃO: 70 min
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos