Jogando Verde: O game dos elementos




Projeto inédito envolve gamificação de educação ambiental através de atividades na área de Mata Atlântica

Por Andréia Bueno

Ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças requer técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação, levando ao aprendizado de forma divertida e descontraída. A Eloin, uma empresa especializada em roteiros e projetos pedagógicos, sabe muito bem disso e atua diariamente em projetos voltados a educação pela experimentação.

Foto: Divulgação
Uma das apostas para o século 21 é a gamificação. O termo significa usar elementos dos jogos de forma a engajar pessoas a atingir um objetivo. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver a criatividade e a autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

O bioma Mata Atlântica representa uma biodiversidade exuberante que se formou em função da integração dos elementos ar, água e terra. A partir desta ideia, a Eloin elaborou um conceito que traz estes três elementos como disparadores e norteadores da experiência dentro do Projeto Jogando Verde, desenvolvido atualmente no complexo de lazer e Parque Aquático Magic City.
A escolha de criar um game para esta experiência favorecerá o envolvimento, interatividade, integração e engajamento dos participantes, que visam também transformações sociais.

O Magic City assumiu totalmente o custo operacional desse projeto pedagógico e portanto, não haverá custos adicionais para as escolas públicas e particulares, somente a necessidade de agendamento prévio e o grupo possuir no mínimo 20 participantes.

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário