Exposição de Kilian Glasner na Galeria Lume é prorrogada até 20 de dezembro




Por Rodrigo Bueno

Em sua observação do cotidiano, o recifense Kilian Glasner produz desenhos hiper-realistas que se assemelham a fotografias. Parte de sua produção pode ser conferida na mostra Natureza Incontornável, que acaba de ser prorrogada até 20 de dezembro. Em cartaz na Galeria Lume, a exposição é composta por 15 trabalhos, concebidos depois de um retiro de quatro meses na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

Kilian Glasner: Grande Relevo (2017), pastel sobre papel, 92 x 122 cm

Sempre em busca pela conexão com o entorno, Kilian, que é conhecido por suas paisagens urbanas, dessa vez foi atrás da natureza. “Eu queria um lugar para me isolar do caos da cidade e também pesquisar a fundo a relação do ser humano com o meio ambiente. Em tempos em que tudo é mediado pela tecnologia, temos esse elo com o natural rompido. No entanto, chega uma hora que é preciso encarar a natureza de frente”, explica ele, justificando, inclusive, o nome da mostra.

A escolha do lugar se deu de forma também natural. Fã do Parque Nacional, o pintor partiu para seu refúgio pela sexta vez, e sem data para voltar. Após meses de imersão total no ambiente, processo que envolveu dias a fio acampando sem um celular sequer por perto, ele voltou para seu ateliê no Recife com a cabeça cheia de ideias e, na mala, uma infinidade de registros fotográficos – base, de fato, para os seus desenhos.

A exposição, que tem curadoria de Paulo Kassab Jr., traz não um cartão postal do destino, mas sim, os contornos e as cores do que viu por lá. Em Distorções Psicodélicas, por exemplo, o avermelhado intenso é reflexo da cor dos rios da Chapada, repletos de ácido húmico – resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal na região.

Além dos desenhos, Kilian expõe um vídeo que reúne fragmentos de suas incursões. A ideia é que sua obra possa ser exibida em devices como smartphones e tablets para que mais pessoas tenham acesso ao seu trabalho. “Não dá para fugir completamente da tecnologia, mas quem sabe não consigo levar um pouco de natureza a São Paulo?”, brinca.

Natureza Incontornável
Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Até 20 de dezembro
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h | sábados, das 11h às 15h
Telefone: (11) 4883-0351

Acesso Cultural

No ar desde 2012, o Acesso Cultural está entre os maiores veículos on-line de entretenimento e cultura do país. Com milhares de pageviews por mês, nosso lema é informar a todos os públicos, principalmente aos jovens, os acontecimentos do mundo cultural.

Facebook Instagram Twitter

Deixe um comentário