MESMO SE NADA DER CERTO ESTREIA NESSA QUINTA
O novo filme de John Carney, com Keira Knightley, Mark Ruffalo e Adam Levine estreia em todo o Brasil
Foto: Divulgação/Imagem Filmes
O mais recente filme do premiado diretor e roteirista John Carney (Apenas Uma Vez) é uma comédia musical que apresenta Keira Knightley, Adam Levine e Mark Ruffalo no elenco e tem estreia prevista para 24 de julho.
MESMO SE NADA DER CERTO, conta a história de Greta (Keira Knightley) e Dave (Adam Levine). Namorados de longa data, costumavam ser parceiros na composição de músicas, porém, quando Dave consegue um contrato com uma grande gravadora em Nova York, o sucesso lhe sobe a cabeça e ele acaba deixando tudo para trás, inclusive Greta. Mas, um inesperado encontro da jovem com Dan (Mark Ruffalo), um produtor musical falido que sesurpreende com o talento dela, pode mudar o rumo da vida de ambos.
Vencedor do prêmio do Público no Sundance Film Festival, com o filme musical Apenas Uma Vez, que também arrematou o Oscar de Melhor Canção Original, John Carney mais uma vez narra uma história onde a música tem um importante papel na vida dos protagonistas. Em MESMO SE NADA DER CERTO, o autor deseja falar sobre o que acontece com uma relação quando a fama entra em cena. Como fica um casal em que ambos trabalham no mesmo ramo artístico, mas apenas um faz sucesso. Nas palavras de Carney: “O que acontece com a intimidade, a confiança e a lealdade quando a fama entra no meio?”
O cenário dessa história é uma Nova Iorque romantizada, onde os personagens convivem com uma cidade cheia de vielas, charmosos predinhos e arranha céus. Como explica o produtor Anthony Bregman: “O filme é uma carta de amor para a cidade de Nova Iorque. A evolução do roteiro veio como resultado da escolha das locações e com John andando de bicicleta pela cidade, tentando conhecer melhor esse lugar pelo qual ele já havia se apaixonado.”
Em seu elenco, o filme tem nomes de peso, como a indicada ao Oscar, Keira Knightley (Orgulho e Preconceito) que, conhecida pelos papéis dramáticos e de época, ficou feliz em atuar em uma proposta diferente. Apesar da pouca experiência com canto, o trabalho com um técnico vocal possibilitou que ela encontrasse um tom que funcionou para sua personagem. Ainda que boa parte das músicas tenham sido gravadas em cima da hora, o talento de Keira foi reconhecido por seu parceiro de cena, o ator Mark Ruffalo (Os Vingadores). Ruffalo se diz um admirador do trabalho de John Carney, pois, pela maneira como insere as músicas nos filmes, sem que se pareçam com um musical tradicional, Carney seria o “John Cassevetes dos musicais cinematográficos”.
O filme também traz o cantor e vencedor de três Grammy Awards, Adam Levine (Maroon 5), em seu elenco. O vocalista que já havia feito pontas em seriados televisivos como “30 Rock” e “American Horror Story”, atua pela primeira vez em um longa metragem. Para o experiente músico, gravar as músicas foi fácil, no entanto, a atuação foi um desafio: “A única coisa que as pessoas me diziam era decore suas falas e não atue, apenas ouça e reaja. Esse foi um ótimo conselho. Eu também achei que estar confortável e receptivo com a direção tornou as coisas mais fáceis. Eu estava receoso em entrar nesse novo mundo, mas todos foram tão amáveis e me fizeram sentir confortável e em casa, que senti como se tivesse fazendo o meu melhor, ainda que eu tivesse pouca experiência”
MESMO SE NADA DER CERTO, ainda conta com a atuação da indicada ao Oscar Hailee Steinfeld (Bravura Indômita), do indicado a melhor ator pelo Tony Award, James Corden (As Viagens de Gulliver) e também com uma ponta do cinco vezes vencedor do Grammy Award, CeeLo Green.
Antes de ser um diretor de cinema, John Carney foi membro de uma banda de rock irlandês, chamada The Frames. Suas raízes musicais ainda se encontram presentes em seus filmes, porém, a escolha de fazer musicais vem da infância: “Eu amava musicais quando eu era pequeno. Eu amava a alegria desses filmes. É difícil achar isso no cinema atual. A indústria cinematográfica vem fazendo super produções, que tendem a ser universais e não específicas … todas muito bem feitas e boas, mas em detrimento de um grande público que gostaria de algo além, não apenas Batman e Transformers. O musical está bem no meio … A música é algo universal, que conecta as pessoas e traz audiência. Você pode ter a experiência da grande bilheteria sem comprometer totalmente sua arte.”
Ficha técnica:
MESMO SE NADA DER CERTO
2013 | EUA | Comédia | 104 min.
Dir.: John Carney
Roteiro : John Carney
Elenco: Keira Knightley, Mark Ruffalo, Hailee Steinfeld, Adam Levine, James Corden, Yasiin Bey, CeeLo Green, Catherine Keener
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 (doze anos)
Sinopse: Gretta (Keira Knightley) e Dave (Adam Levine) são namorados de longa data e parceiros na composição de músicas. Quando ele consegue um contrato com uma grande gravadora em Nova York, o sucesso o faz deixar tudo para trás, inclusive Greta. Mas a vida da jovem tem uma nova virada quando ela conhece Dan (Mark Ruffalo), um produtor musical falido que a vê cantando em um bar e se encanta com seu talento.