10 Frases Marcantes de Olhai Os Lírios do Campo


Créditos: Internet


Lançado em 1978, “Olhai Os Lírios do Campo” é uma das principais obras do autor Erico Veríssimo e um clássico da literatura brasileira. O título foi baseado num trecho do Sermão da Montanha, também conhecido por “Olhai Os Lírios do Campo”.
 
A obra conta a história de Eugênio Pontes, um moço de origem humilde que consegue se formar médico e, graças a um casamento de interesse, ingressa na elite da sociedade. Nesse percurso, ele tem que deixar de lado a família, os ideais e a mulher que ama. 
 
“Olhai Os Lírios do Campo” é uma obra comovente e um verdadeiro mergulho aos valores da vida. E, para quem ainda não leu, separamos 10 frases que farão você querer ler esse clássico da nossa literatura.

1. “A vida começa todos os dias.”
 
2. “Só foge da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos, das próprias lembranças.”
 
3. “Olhai as estrelas. Enquanto elas brilharem haverá esperança na vida. As estrelas eram um símbolo de pureza, qualquer coisa inatingível que a mão dos homens não haverá conseguido poluir.”
 
4. “Gosto da solidão. Ela nos convida a exame de consciência.”
 
5. “Nem com todas as conquistas da inteligência tinham descoberto um meio de trabalhar menos e viver mais”
 
6. “Tu uma vez comparaste a vida a um transatlântico e te perguntaste a ti mesmo: estarei fazendo uma viagem agradável? Mas eu asseguro que o mais humano seria perguntar: estarei sendo um bom companheiro de viagem?”
 
7. “No dia em que achei Deus, encontrei a paz e ao mesmo tempo percebi que de certa maneira não haveria mais paz para mim. Descobri que a paz interior só se conquista com o sacrifício da paz exterior. Era preciso fazer alguma coisa pelos outros. O mundo está cheio de sofrimento, de gritos de socorro. Que tinha eu feito até então para diminuir esse sofrimento, para atender a esses apelos? Eu via a meu redor pessoas aflitas que para se salvarem esperavam apenas uma mão que as apoiasse, nada mais que isso. E Deus me deu as duas mãos.”
 
8. “A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.”
 
9. “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente.”
 
10. “Precisamos, entretanto, dar sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”

Leina Mara

Formada em Letras na Universidade Federal do Ceará, apaixonada por cultura italiana, tv, teatro e música. Valoriza as pequenas coisas, momentos com os amigos e sonha em viajar pelo mundo.

Facebook Instagram

Uma resposta para “10 Frases Marcantes de Olhai Os Lírios do Campo”

  1. Eu tive a felicidade de ler esse livro e o grande prazer de assistir a novela inspirada nele.Posso dizer que e maravilhosa as lições de vida contidas nele.lindo poético verdadeiro como só um escritor como Érico Veríssimo poderia escrever.

Deixe um comentário