Toro Sushi promove Festival do Sushi
Premiado restaurante japonês, com unidades em Moema e Jardins, promove festival em comemoração ao Dia do Sushi, por R$ 160, com seleção especial de nigirizushi a joy sushi
Por Andréia Bueno
Dos sushis tradicionais, com salmão e atum, a criações inusitadas, com foie gras e azeite trufado. O prato mais tradicional da culinária japonesa ganha, de 27/outubro a 05/novembro/17, uma homenagem especial no Toro Sushi, nas suas unidades dos Jardins e Moema, em São Paulo.
O Toro Sushi reúne criações inusitadas como Jyo de Codorna, Lula com Uni, Hotategai, Hokkigai, Sake Trufado, Maguro Shimeji e Maguro Foie. Foto: Mario Rodrigues
O restaurante japonês foi o vencedor do prêmio de Melhor Restaurante Oriental segundo o júri da revista Go’Where Gastronomia de 2017 e está no seleto roteiro do Guia Michelin, principal publicação gastronômica do mundo. Para celebrar o Dia do Sushi, comemorado no dia 01/novembro, a casa promove um festival dedicado inteiramente a ele. São 14 opções que mudam diariamente, por R$ 160, que vão dos sushis clássicos, com cortes de peixes frescos e arroz, aos contemporâneos, com variações mais elaboradas e ingredientes inusitados, criados pelos chefs Jyun Kaduoka (ex-Kinoshita, Osaka, La Brasserie Erick Jacquin e Culinart, em Hong Kong), e Bié (ex-Yabany e Sushi Deck).
A origem do prato, que é a especialidade da casa, está no sudeste da Ásia, onde os pescadores usavam o gohan (arroz cozido) para preservar os peixes crus durante o transporte, o que garantiria a qualidade por mais tempo. Após alguns dias, o arroz fermentava naturalmente dando aos peixes um sabor especial. Esse mesmo processo foi adaptado no Japão no século VII e tornou-se um ícone da culinária japonesa. O sushi mais conhecido e apreciado pelo mundo é o Nigirizushi, preparado tradicionalmente com uma fina fatia de peixe cru sobre uma porção de arroz moldado à mão. Ele pode ser feito com toro (parte nobre do atum), robalo, salmão, pargo, carapau, peixe-serra, olho de boi, polvo, lula e mariscos.
Chefs Jyun Kaduoka (ex-Kinoshita, Osaka, La Brasserie Erick Jacquin e Culinart, em Hong Kong), e Bié (ex-Yabany e Sushi Deck). Foto: Mario Rodrigues
Para o festival, os sushis clássicos são feitos utilizando esta técnica milenar. Dentre eles, podem ser servidas opções como o Maguro Akami (um corte magro de atum vermelho, um dos peixes mais apreciados pelos japoneses, com sabor intenso e consistência firme), o Sake (preparado com salmão), o Suzuki (feito com robalo, um peixe de carne muito branca e textura leve), o Tai (preparado com peixe pargo, considerado uma variedade especial de peixe, com sabor delicado e doce), o Buri (olho de boi, uma carne macia), o Aji (preparado com peixe carapau) e o Katsuo (preparado com peixe-serra).
Já entre as versões contemporâneas, mais elaboradas, destaca-se criações preparadas com o Hokkigai, um molusco bivalve, extraído das águas do Atlântico Norte, cujo corpo é em formato triangular e suas cores formam um curioso degradê entre o branco e o vermelho.
Serviço
Toro Sushi
Facebook: /restaurantetoro
Instagram: @torosushisp
Twitter: @torosushisp
Unidade Jardins
Endereço: Rua Oscar Freire, 512
Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP: 01426-000
Tel. 11 4508-3195
E-mail: contato@torosushi.com.br
Capacidade: 60 lugares
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h à 0h; sábado, das 13h às 16h e das 19h à 0h; e domingo, das 12h às 17h. Fecha às segundas-feiras.
Unidade Moema
Endereço: Alameda dos Anapurus, 1430
Moema – São Paulo – SP – CEP: 04087-005
Tel. 11 2386-6966
E-mail: contato@torosushi.com.br
Capacidade: 60 lugares
Horário de funcionamento: segunda, das 19h à 0h; de terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 00h; sábado, das 12h às 16h e das 19h à 0h; domingo das 13h às 17h. Abre todos os dias. Abre nos feriados, sujeito a mudanças no horário de funcionamento.