7 motivos para visitar o MASP


Créditos: Divulgação


O MASP é um dos pontos turísticos mais importantes de São Paulo. Localizado na Avenida Paulista, ele impressiona por sua magnitude. Mas não é só isso que faz do museu tão especial. A seguir, listamos 7 motivos pelos quais você deveria se programar para conhece-lo mais a fundo. Confira!

1 – É um ponto histórico

Idealizado pelo jornalista Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi, o MASP foi fundado em 1947. E o Museu não se encontra no mesmo endereço desde sempre. No início, ele ficava localizado no prédio dos Diários Associados. O prédio que conhecemos hoje, nasceu em grande estilo: na presença de ninguém menos do que a Rainha Elizabeth II. O MASP também recebeu as primeiras atividades da ESPM e da FAAP e eventos como a Mostra Internacional de Cinema.

2 – A arquitetura

O belo prédio que conhecemos hoje foi desenhado por Lina Bo Bardi, também responsável pelo Teatro Oficina, e de tão belo, acabou se tornando um dos cartões postais mais importantes da cidade. Em 1990, as colunas da construção foram pintadas na cor vermelha que conhecemos hoje e, em 1997, um terceiro andar subsolo foi construído, fazendo dele, um local tão importante.

3 – O Acervo Permanente

O acervo do MASP é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1969 e atualmente, conta com cerca de 8 mil peças. Entre os destaques estão pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas do século XIII até os dias de hoje. Você pode encontrar por lá, artes de nomes de peso como Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Van Gogh, Matisse e Chagall de terça a domingo.

Créditos: Divulgação / MASP

4 – Vá aos domingos!

Aos domingos, há 25 anos o MASP tem como tradição, uma feirinha feita especialmente para os amantes de arte e colecionadores. Ocorre no Vão Livre e conta com peças como artefatos de guerra, câmeras fotográficas, porcelanas e cristais, brinquedos, miniaturas, joias, moedas, entre outras coisas.

5 – O Vão Livre

O famoso Vão Livre, localizado entre as colunas do prédio, é uma ótima oportunidade de se ter uma bela visão de São Paulo. E você sabia que isso foi uma exigência do doador do terreno à prefeitura? Os 74 metros de vão são utilizados para lazer, manifestações públicas, um ponto para namorar, descansar, ou simplesmente aproveitar a vista. Por vezes, filmes são apresentados no local.

6 – Opções de Souvenires

Além dos catálogos do acervo do museu, das exposições em cartaz e de mostras realizadas anteriormente, existe a loja do MASP, onde o visitante pode encontrar opções em prata e em cerâmica assinadas por artistas brasileiros. Peças de Norma Tamaoki, única artista autorizada a reproduzir obras de Tarsila do Amaral, e de Kimi Nii, cujas cerâmicas estão também à venda na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, são ótimos presentes para alguém especial ou para guardar para si mesmo.

7 – O Teatro

O MASP também conta com um teatro. Desde 2012, um espaço foi destinado para as artes cênicas no subsolo do museu. Além de um teatro, o museu também oferece um restaurante, com grande variedade de pratos, em um ambiente confortável e claro, devido às suas janelas de vidro.

Serviço

MASP: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP

https://masp.org.br/

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

Deixe um comentário