Espetáculo de dança Celeste – cosmologia de um salto é apresentado no Largo da Batata


Créditos: Gui Galembeck


Inspirada no livro “A queda do céu”, de Davi Kopenawa, e no filme “Nostalgia da Luz” (2010), do chileno Patrício Guzmán, Marina Guzzo cria Celeste – cosmologia de um salto, no Laboratório Corpo e Arte da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). A ação coreográfica acontece nos dias 8, no Largo da Batata, e nos 9 e 10 de março, na Praça do Sesc Pinheiros.

As pedras, como objetos e obstáculos para a construção de uma realidade coletiva, servem como a âncora do processo de criação da performance. Do encontro com um objeto – uma pedra – engaja-se um único gesto – o salto – para criar um campo de interesse, no qual os corpos em movimento podem propor ações políticas na cidade e na natureza, na memória e no esquecimento, na vida e na morte.

O salto, ou o gesto de saltar, torna-se dispositivo para interrogar a atual condição de tempo e espaço, em comunhão com esses objetos-ruína. É na relação com o salto e seus vários desdobramentos que a pesquisa aposta na ação, para compartilhar uma experiência de empatia, ritual e transformação, em espaço urbano delimitado para coletivos e comunidades.

“Celeste é para tentar criar o encantamento, mesmo diante de tanta adversidade. Saltar é muito libertador, engaja o corpo em uma transformação enorme, deixa a gente presente, em outro estado corporal”, ressalta a diretora.

Serviço
Celeste – cosmologia de um salto
Dia 8 de março de 2019. Sexta-feira, às 17h
Largo da Batata

Dias 9 e 10 de março de 2019. Sábado e domingo, às 16h
Praça | Sesc Pinheiros

Grátis | Livre

Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10 às 18h
Tel.: 11 3095.9400
Transporte Público: Metrô Faria Lima – 500m / Estação Pinheiros – 800m

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário