Entrevista Projeto Forever Young: Felipe Catão

Conheça um pouco mais do elenco do musical Forever Young, através de entrevistas semanais. Saiba sobre o ator Felipe Catão!


Créditos: Divulgação


No intuito de apresentar ao público um pouco mais sobre o elenco, divulgaremos um especial semanal de entrevistas com os atores do espetáculo. Esta semana o Acesso Cultural entrevista com Felipe Catão.

Ator e cantor, estudou teatro pela SP Escola de Teatro e pelo curso técnico de Teatro Musical do Sesi, como cantor estudou canto erudito com Milena Tarasiuk, canto popular no conservatório Scalla e também belting contemporâneo com Douglas Tholedo. Catão já fez mais de 5 espetáculos teatrais como: “Sonhos de uma noite de Verão“, “Rock Horror Show“, “Great Expectations The Musical” e “Cenas Obscenas“.

Como cantor fez parte do elenco do “Brooklyn Restaurante” em Garçons Cantores e atualmente no “Paris 6” com o show de cantores fixo aos domingos. Além disso é solista de bandas e shows cantando pop, blues e musical.

Acesso Cultural: Como surgiu seu interesse pelo teatro e pela música?

Felipe Catão: Fui uma criança muito ligada a música por influência da minha mãe, me lembro das ‘longas’ viagens (para uma criança qualquer estrada é uma eternidade), então para fugir da repetição da famosa pergunta:

– Mãe, tá chegando?

Mamãe logo entendeu que a música me distraía e que havia um grande interesse: tenho a recordação de descer para o litoral ouvindo Peninha, Elis Regina, Marisa Monte. Mas a paixão arrebatadora veio na adolescência com as divas dos anos 80/90: Whitney, Celine, Mariah, Aguilera, com certeza essas quatros principais referências mudaria minha vida para sempre. Aquelas vozes me tocavam profundamente, foi arrebatador, ali entendi que a música me tocava de forma diferente.

O teatro começou fazendo um barulho diferente, fiz peças na escola, na igreja, estudei na adolescência, mas só tocou meu coração quando associei a importância da música, da trilha e das diversas formas que ela poderia ser inserida no teatro, seja como uma peça com músicas, uma peça musicada ou musical, depois disso consegui me enxergar dentro desse universo.

Créditos: Divulgação

AC: Como você enxerga a importância de um musical como “Forever Young”, sendo uma mensagem positiva na vida das pessoas?

FC: Forever Young é uma peça necessária e fundamental principalmente nos dias de hoje com essa onda enorme de desamor. Na peça mostramos com muito bom humor e muito respeito como é viver sendo idoso, então a peça tem uma genialidade de mostrar os pequenos detalhes do envelhecimento como o andar e depois passando pelas dificuldades da vida com uma mensagem muito divertida e de forma leve, o grande destaque são as nuances e as oscilações desses personagens, quando eles lembram, refletem, se emocionam contando suas histórias de vida.

Com isso a platéia embarca nas suas próprias reflexões, riem, se emocionam, acho que com certeza depois da peça muitas mães, pais, vovós e vovôs recebem uma ligação, um carinho, uma atenção e acredito que a maior lição seja a de viver intensamente e a intenção é que todos saiam mais apaixonados pela dádiva da vida.

AC: Escolha 3 músicas de “Forever Young” mais especiais para você.

FC: I Got You Baby:
A canção é lindíssima e a cena (com todo destaque as atuações de Ton Prado e Renatinha Ricci) é linda demais, eu amo a relação desses velhinhos, a forma que eles se amam, se cuidam, se conhecem e essa canção retrata esse amor.

Forever Young:
Claro sem deixar de mencionar a interpretação ímpar da Janaína Bianchi, é uma canção arrebatadora, a cena é fortíssima e mostra um momento de vulnerabilidade da personagem que é lindíssimo, a platéia se emociona e acredito que ali todos fazem o questionamento: seremos para sempre jovens?

Medley de Canções:
Menciono esse momento com muito carinho, porque cada canção recortada nesse medley é muito emblemática, é um momento da peça musicalmente muito nostálgica, divertidíssima de cantar e onde consigo de alguma forma trazer ao meu personagem um toque com carinho e respeito do Catão como artista.

Créditos: Divulgação

AC: Você considera que existam características de seu personagem em “Forever Young” parecidas com as suas próprias? Se sim, quais?

FC: Sim, meu personagem ele é muito quieto, tem suas pausas longas de silêncio e isso é muito o Catão adulto.

Com o tempo a gente vai se respeitando mais, se ouvindo mais e essa voz interior é muito importante pra mim, então me identifico com as pausas desse personagem, como ele reage as coisas que estão acontecendo com o olhar, com o corpo e tenho visto muita beleza nisso e nos momentos de diversão onde ele pode ser quem ele é verdadeiramente sem julgamentos, sendo feliz e autêntico.

AC: Existe algum personagem de sua carreira que seja seu predileto?

FC: Com toda certeza esse meu personagem é o mais importante, a confiança que a mim foi depositada, o aprendizado diário com a produção desse espetáculo, o carinho, cuidado e respeito com os atores que o fizeram antes de mim, ressaltando minha admiração ao Marcos Tumura, que me ensinou muito através da sua criação para esse personagem e gosto muito de estar inteiro no meu presente, o poder do agora. Então, todo meu amor e minha energia estão focadas nesse momento para esse personagem fazendo com que ele certamente seja o mais importante e que me deu uma nova visão sobre a vida.

AC: Como foi o processo de preparação para atuar em “Forever Young”?

FC: O processo foi muito importante pra mim como artista, primeiro foi um momento muito solitário de assistir inúmeras vezes a peça, de estudar o material, de encontrar esse corpo, esse gestual, essa voz, fiz isso durante um mês antes do meu primeiro encontro com o Jarbas.

Então, foram dias e dias de muita repetição das canções, dos recortes dos medleys, dos tempos, de me entender com o material todo, para depois cuidar de cada parte com mais atenção.

Tive ajuda profissional de uma grande atriz e amiga: Érica Correia, que me ajudou muito, principalmente com os tempos e minha ansiedade e me preparou para o meu encontro com o Jarbas. Toda minha gratidão e amor.

Quando começamos os ensaios presenciais, o Jarbas me limpou, me deu uma direção mais acertiva do meu personagem, me mostrou sua visão como diretor, me libertou de algumas crenças e vícios que eu já tinha adquirido e criado e depois veio o processo lindo de florescimento de fazer a peça com platéia e a repetição que agora é semanal: de se jogar e aprender fazendo, executando esse exercício é uma das coisas mais lindas da profissão.

Confira os bastidores do musical Forever Young:

Serviço
Teatro Folha
Shopping Pátio Higienópolis – Av. Higienópolis, 618 / Terraço
Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a quinta-feira, das 15h às 21h; sexta-feira, das 15h às 21h30; sábado, das 12h às 22h30; domingo, das 12h às 20h
Pela Internet: http://bit.ly/2OJd8Zz
Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto. Cliente Porto-Seguro 50% de desconto.

Temporada: até 30 de maio
Sessões:
Quartas e Quintas às 21h
Ingressos: De R$30,00 à R$70,00
Contatos Grupos – teatrofolha@conteudoteatral.com.br
Duração: 100 minutos
Recomendação: 10 anos
Gênero: comédia musical

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

1.785 respostas para “Entrevista Projeto Forever Young: Felipe Catão”

Deixe um comentário