Resenha: “Soror”, um espetáculo que toda mulher deveria assistir


Créditos: Edson Kumasaka/Divulgação


O espetáculo Soror, com texto de Luisa Micheletti e direção de Caco Ciocler, não carrega esse nome por acaso. Intenso, visceral e profundo, com ares de comédia, o enredo apresenta duas versões de mulheres: Lilith, criada do pó e da lama, que carrega características muito surpreendentes, inicialmente: ela se recusa a ser submissa a Adão, no Éden recém-criado. É curioso observar como, logo no início, o texto causa identificação imediata por carregar elementos, através do diálogo entre ela e seu companheiro, que toda mulher já viveu, ou ao menos escutou. Frases como “você tem que usar isso” ou “você deve fazer aquilo”, proferidas por homens para as mulheres que os cercam.

Ao perceber que sua primeira companheira não irá agir e ser conforme os desejos dele, afinal, ela só quer ser do jeito que deseja, sem amarras, Adão pede ao pai, criador de tudo, que crie uma outra mulher para ele. Aí entra em cena Deus, que, ao ver-se sem saída, acaba cedendo ao desejo de seu filho, criando, assim, Eva, uma mulher obediente, doce, delicada. Aparentemente, de acordo com o que Adão sempre sonhou e, querendo ou não, tudo o que a sociedade espera que uma mulher seja.

Créditos: Divulgação / Morente Forte

Lilith e Eva acabam por se unir, descobrindo várias coisas em comum e outras nem tanto. A partir daí, Lilith dá uma série de lições que servem para todas as mulheres, sendo, por vezes, válidas para todo o público. Muito mais do que o feminismo raso e simples, o que “Soror” mostra através de Lilith é a prática do que o movimento significa, sem complicações.

Vale destacar a sintonia em cena entre Luisa Micheletti e Fernanda Nobre, que, do jeito delas, mostram para o público muito claramente os dois opostos de uma mesma personalidade, que podem muito bem conviver entre si. É uma bela mensagem de empoderamento, de coragem e de que diversos tipos de personalidades cabem dentro de uma mesma sociedade, sem julgamentos, completando-se entre si.

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

17 respostas para “Resenha: “Soror”, um espetáculo que toda mulher deveria assistir”

  1. You are so awesome! I do not believe I’ve truly read anything like this before. So wonderful to find another person with a few genuine thoughts on this topic. Seriously.. thank you for starting this up. This web site is one thing that is needed on the internet, someone with some originality!

  2. hi!,I love your writing very so much! share we keep in touch more
    approximately your article on AOL? I need a specialist
    in this house to solve my problem. Maybe that is you! Looking ahead to see you.

  3. Excellent blog here! Additionally your web site loads up very fast!
    What host are you using? Can I get your affiliate link on your host?
    I desire my web site loaded up as quickly as yours lol

  4. I just like the valuable information you provide to your articles.
    I will bookmark your weblog and take a look at again right
    here regularly. I am moderately sure I will be
    told lots of new stuff proper here! Good luck for the next!

  5. Whats up are using WordPress for your site platform? I’m
    new to the blog world but I’m trying to get started
    and create my own. Do you require any coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be greatly appreciated!

Deixe um comentário