Trabalhar e viver, equilibre sua vida profissional e pessoal


Créditos: Divulgação / Blocktime


Meu caro leitor, tenho uma pergunta: Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?

No mundo de hoje onde o equilíbrio entre vida profissional e pessoal é tão almejado, podemos considerar outra forma de construção desta frase: ‘Trabalhar e Viver’.

Não há mais como desassociar as duas dimensões e sim integrá-las para uma qualidade de vida satisfatória. Estamos conectados quase 100% do tempo, se antes o e-mail era restrito a assuntos profissionais, hoje aplicativos de mensagens e redes sociais tornaram-se extensão de recursos de trabalho e também um novo ponto de estresse. Permanecemos alerta o tempo todo, somado a jornadas longas, horas extras, pressão dos superiores, acúmulo de tarefas e prazos de entrega.

O nosso mal gerenciamento do tempo, formatos desgastados do modo de trabalho e o não-equilíbrio profissional e pessoal atingem da produtividade durante o expediente a problemas graves de saúde específicos desta situação, como a “burn-out”.

Créditos: Lukas Bieri / Pixabay

Segundo a CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados) da Organização Mundial da Saúde (OMS), “burn-out é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. O conceito atual social-psicológico é da psicóloga norte-americana Christina Maslach, criadora do Maslach Burnout Inventory (MBI). Na linha da pesquisadora, a doença é caracterizada em três dimensões: sentimentos de esgotamento ou esgotamento de energia; aumento da distância mental do emprego, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho de alguém; e redução da eficácia profissional. Ainda à classificação, a burn-out refere-se especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida.

O ‘sistema quadrado’ tradicional de trabalho não corresponde mais a realidade contemporânea. Grandes empresas, principalmente na área de tecnologia, já perceberam que a labuta cotidiana de um local fixo, horas a fio com o cérebro fritando sem um intervalo para espairecer e chefes tiranos sem empatia não funcionam mais. Uma nova cultural organizacional deve ser instaurada para o bem de ambos.

Qualidade de vida no trabalho não significa trabalhar menos e ganhar mais, mas ter flexibilidade e um ambiente dinâmico, agradável e com espaço para ser criativo e inovador. Referência em inovação, a gigante Google sabe o poder da gestão de RH (Recursos Humanos) para construir o ambiente descrito acima focado no desenvolvimento de pessoas: a sede norte-americana é famosa por possuir um complexo esportivo e centros de bem-estar, além de massagens como recompensas, aulas de ginástica, apoio aos que tem filhos, contato direto com líderes e inúmeros outros benefícios.

Bikes disponibilizadas aos funcionários, incentivam a atividade física e facilitam o deslocamento dentro e fora do campus da Google em Mountain View, USA | Créditos: Divulgação / Google

Uma companhia mais humanizada gera colaborares criativos e produtivos. O NUbank, jovem empresa em ascensão no segmento bancário, também é adepta do modelo trabalho e lazer, a começar de cara pelo prédio roxo, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Definido como ‘local de trabalho que reflete os nosso valores’, a sede de oito andares possui cozinha, salas de reunião inusitadas e espaços compartilhados para relaxar com sinuca, ping-pong e videogame. A transparência das salas open-office, mesas de trabalho compartilhadas com a cara de cada colaborador e a permissão de trazer os animação de estimação são práticas incentivadas. Na recepção uma piscina de bolinhas aguarda funcionários e visitantes para brincar e tirar fotos a qualquer hora do dia.

Se o tratamento empresa-colaborador está mudando, o local de trabalho também. O home-office (trabalho em casa) é uma realidade para muitos trabalhadores, sejam autônomos / freelancers ou não. Trabalhar em casa tem seus prós e contras, contudo os pontos positivos na qualidade de vida se sobressaem: Mães com filhos pequenos podem acompanhar cada detalhe do crescimento, alimentação mais saudável, redução de gastos, sem estresse com transportes e horas perdidas no trânsito e claro, a independência, são alguns exemplos. Nem todo mundo se adapta a este formato que requer mais responsabilidade, parece que não, mas se regrar dentro do conforto do lar é mais difícil.

O home-office também pode ser solitário, uma alternativa são os coworkings, espaços compartilhados de trabalho com infra-estrutura completa. Mais um modelo fora do tradicional, que traz ao trabalhador sua forma de gerir o tempo. Dividir o espaço com outros empreendedores é uma das maiores vantagens de estar num coworking. No Blocktime Coworking, um sobrado de três andares localizado no bairro de Pinheiros (SP), o network ocorre pelos corredores e na acolhedora cozinha com cheirinho de café. Descolado, o local é todo decorado na temática geek, proporcionando ao cliente se sentir um super-herói no seu QG. Diferencial que estimula e relaxa.

Despojadas, as salas do Blocktime Coworking desperta ideias e criatividade | Crédito: Divulgação / Blocktime Coworking

Como ‘trabalhar e viver’ feliz e satisfeito dentro e fora do emprego? Não existe uma fórmula exata, é claro, mas como vimos na matéria algumas práticas motivadoras podem transformar o ambiente profissional e pessoal proporcionando evolução dos dois lados.

Para finalizar, quatro dicas: relaxe, conheça-te, divirta-se e cuide-se.

– NÃO LEVE TRABALHO PARA CASA
É a hora de descansar! Porém se tiver que levar, decida o tempo de dedicação às tarefas. Isso fará você não perder o foco, procrastinar e limitar a demanda. A dica é o período da manhã, após o café-da-manhã. Assim, você terá o resto do dia para o lazer e a família. Se você é home-office, tenha bem claro sua rotina profissional.

– CONHEÇA O SEU TEMPO
Acima citamos o período da manhã, entretanto cada pessoa tem seu próprio tempo para todas as coisas. Faça uma autoanálise para identificar quais são seus horários para melhor produtividade.

– TEMPO PARA FAMÍLIA E AMIGOS
Adianta trabalhar para dar o melhor para sua família e não estar com quem amamos? Não! Por isso dê valor ao tempo livre para curtir uma passeio familiar ou curtir com os amigos.

– ALERTA SAÚDE
Na correria do dia a dia deixamos passar sinais do corpo que são alertas de “vá ao médico”! Um Check-up anual, no mínimo, é imprescindível. Afinal, sem saúde não somos nada.

Walace Toledo

Wall é jornalista graduado pela UNICSUL - Apaixonado por Teatro Musical, Shows e Filmes, ama consumir arte em geral. Iniciou na extinta ArtTV; trabalhou com o apresentador Caco de Castro; “CPF” (MixTV); Pro Rock Produções, staff banda RITZ e na assessoria de imprensa Paulo Vieira Press - Se alimenta de música, estuda em Hogwarts e acha que é o Peter Pan.

Facebook Instagram

Deixe um comentário