5 filmes de Karim Aïnouz, diretor brasileiro vencedor no Festival de Cannes


Créditos: Divulgação


Este ano foi, sem dúvidas, inesquecível para o cinema brasileiro. Pela primeira vez, um longa brasileiro foi o grande vencedor de Un Certain Regard (Um Certo Olhar), mostra paralela à seleção oficial do Festival de Cannes. Feito conseguido pelo diretor cearense Karim Aïnouz com o filme “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, uma adaptação do romance homônimo escrito por Martha Batalha e narra a historia de Eurídice e Guida, duas irmãs cariocas que tiveram suas vidas separadas e sonhos enterrados por causa do peso do patriarcado. O longa é protagonizado por Carol Duarte e Julia Stockler, e tem a participação de Fernanda Montenegro interpretando Eurídice na velhice. Para os interessados em conhecer um pouco mais da filmografia de Karim, separamos cinco filmes do diretor que é fundamental assistir.

Madame Satã (2002)

O filme conta a história da artista transformista João Francisco (Lazaro Ramos), presidiário, negro, pobre e homossexual, que frequenta o bairro da Lapa, na década de 1930, e mostra o caminho que o levou até se transformar em Madame Satã, lendário personagem da boemia carioca. O longa ganhou o troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) nas categorias de Melhor Ator e Melhor Diretor.

O Céu de Suely (2006)

Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que retorna à cidade-natal, Iguatu, cidade no interior do Ceará, junto com seu filho, Mateuzinho, enquanto aguarda a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para resolver umas pendências. Após um tempo sem notícias do namorado, Hermila se desespera e, na tentativa de sair da cidade, resolve rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar uma passagem de ônibus e ir embora em busca de uma vida nova.

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009)

José Renato (Irandhir Santos) é um geólogo enviado para realizar uma pesquisa de campo pelo sertão nordestino. Sua missão era avaliar o melhor percurso para um canal que será construído, desviando as águas do único rio caudaloso da região. A sensação de vazio, abandono e isolamento o perseguem, mas ele decide seguir viagem na tentativa de transformar seus sentimentos.

O Abismo Prateado (2011)

Baseado na canção “Olhos nos Olhos”, de Chico Buarque, o longa mostra a vida de Violeta (Alessandra Negrini), uma dentista casada e com um filho. Depois de um dia normal de trabalho, recebe uma mensagem do marido avisando que vai embora para Porto Alegre e pedindo para ela não segui-lo. Desesperada, ela tenta mesmo assim ir atrás do marido.

Praia do Futuro (2014)

Donato (Wagner Moura) é um salva-vida que trabalha na Praia do Futuro, litoral de Fortaleza, no Ceará. Após fracassar ao tentar salvar a vida do amigo de Konrad (Clemens Schick), um piloto alemão, de afogamento, apaixona-se por ele e parte para Berlim. Anos depois, Ayrton (Jesuíta Barbosa) decide ir atrás de seu irmão mais velho, Donato, a quem considerava seu herói.

Então, já decidiu qual filme de Karim Aïnouz é seu preferido?

Leina Mara

Formada em Letras na Universidade Federal do Ceará, apaixonada por cultura italiana, tv, teatro e música. Valoriza as pequenas coisas, momentos com os amigos e sonha em viajar pelo mundo.

Facebook Instagram

Uma resposta para “5 filmes de Karim Aïnouz, diretor brasileiro vencedor no Festival de Cannes”

Deixe um comentário