Cena de ‘Amazônia Groove’ apresenta Gina Lobrista, a diva da sofrência

Filme de Bruno Murtinho, que revela a diversidade musical da Amazônia Paraense, chega aos cinemas


Créditos: Divulgação


Em cena de ‘Amazônia Groove’, que acaba de ser divulgada, Gina Lobrista conta sobre como, desde pequena, sempre quis ser uma estrela. A cantora que se apresenta e vende seu CD no mercado Ver-o-Peso, de Belém, lembra-se de quando sua mãe dizia: “Você escolhe se quer ser a plateia ou a estrela”. Gina respondia que queria ser a segunda opção.

Destaque no Festival do Rio 2018, ‘Amazônia Groove’, de Bruno Murtinho, foi vencedor do prêmio de fotografia no cultuado festival South by Southwest (SXSW) 2019, no Texas. O filme recebeu elogios do cineasta Fernando Meirelles: “Um filme delicioso, destes para mergulhar. Encantador, literalmente”.

Créditos: Divulgação

Produzido pela Urca Filmes e distribuído pela Pagu Pictures, ‘Amazônia Groove’ tem investimento do BNDES, Fundo Setorial do Audiovisual e patrocínio da Vale e BB Seguros, por meio da Lei do Audiovisual.

“Amazônia Groove”, nome extraído do CD homônimo de Marco André, idealizador e diretor musical do filme, cruza a Amazônia Paraense, revelando artistas e tradições musicais que pulsam numa região pouco conhecida dos próprios brasileiros.

Créditos: Divulgação

As extraordinárias vidas dos protagonistas e a intangível força do lugar estão em cada fotograma do filme. Tal força, fruto de antigas culturas, faz emanar uma sonoridade única, diferente de tudo que a maioria de nós já experimentou nos cinemas. Através de seus artistas, o filme dá voz a uma parte fundamental do Planeta Terra, estendendo o olhar do Brasil e do mundo para uma quase desconhecida tradição musical que tanto tem a nos revelar.

Aperte o play para assistir ao vídeo e saber mais sobre Gina Lobrista:

Andréia Bueno

Andréia Bueno

Apaixonada pelas artes em geral, ama registrar cada instante, seja no trabalho ou durante viagens. Já realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais para o Acesso Cultural. Adora conhecer novos lugares e culturas, tendo viajado por 14 países entre o continente europeu, africano e americano.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *