13ª SP-Foto estreita vínculos entre a fotografia brasileira e a cena internacional


Créditos:Sebastião Salgado / Divulgação


A SP-Foto – Feira de Fotografia de São Paulo chega à sua 13ª edição consolidando-se como o mais relevante evento de fotografia do Brasil. A Feira ocupa toda a área de eventos do Shopping JK Iguatemi, de 21 a 25 de agosto, e reúne as principais galerias, museus e editoras que atuam com fotografia no país.

Entre os 43 expositores, retornam as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM, Vermelho, Mario Cohen, Silvia Cintra + Box 4, Luciana Caravello, Luciana Brito Galeria, além de casas especializadas em fotografia vintage como a Fólio, a Utópica e a MaPa. Entre as estreias, estão as galerias Almeida e Dale+ Leme/AD (São Paulo), Galería Zielinsky (Barcelona) e LAMB Arts (Londres, São Paulo).

Para enriquecer a cena de fotografia e arte contemporânea do Brasil, a SP-Foto traz ao público nomes nacionais e internacionais em ascensão nos principais polos artísticos do mundo. Uma das mais influentes galerias brasileiras no exterior, a Mendes Wood DM apresenta imagens singulares de duas figuras históricas da arte norte-americana: uma série em cores da fotógrafa Francesca Woodman, expostas em 2017 naFondation Henri Cartier-Bresson (França), e registros das intervenções de Gordon Matta-Clark, nome seminal para a expansão das artes visuais na Nova York dos anos 1970.

Créditos: Claudio Edinger / Divulgação

Também são destaques na galeria os artistas brasileiros Luiz Roque e Sofia Borges. O evento reúne, ao todo, mais de 80 anos de história da fotografia. A MaPa revela obras vintage da coleção de Kim Esteve, com artistas fundamentais para o movimento, como Helmut Newton e Larry Clark. A Utópica destaca o legado que ícones como German Lorca e José Yalenti deixaram para a formação da fotografia moderna no Brasil. Uma parte importante na programação da SP-Foto, o Talks abriga encontros entre curadores, galeristas, artistas e colecionadores, personalidades que refletem a respeito das tendências no fazer fotográfico e compartilham práticas e pesquisas.

Já o Meet The Artists, estreia da última edição, é uma programação voltada à troca de experiências com importantes fotógrafos do cenário contemporâneo, e volta este ano com a presença de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca e Mauro Restiffe, ambos representados pela Fortes D’Aloia e Gabriel, que encontram o público no último dia de Feira, 25 de agosto. Ambas as atividades são gratuitas e acontecem no Cubo, novo espaço para eventos situado no 3º andar do Shopping JK Iguatemi. Sujeitas à lotação, as palestras contam ainda com transmissão ao vivo. A SP-Foto traz pela primeira vez, um setor dedicado às principais editoras voltadas a produção de fotolivros e outras publicações relacionadas ao fazer fotográfico. A proposta é oferecer prints e livros especiais com valores acessíveis ao público. Editoras com forte presença no mercado, como a Cobogó e a Taschen, participam do evento ao lado da BEI Editora, Editora Madalena, Fotô Editorial, Lovely House, Terra Virgem e YOW.

Serviço

13ª SP-Foto Abertura: quarta, 21 de Agosto, das 17h às 21h

Funcionamento: de quinta a sábado (22, 23 e 24), das 14h às 21h; e domingo (25), das 14h às 20h

Entrada gratuita Shopping JK Iguatemi | 3º piso Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo.

Talks 22 de agosto, quinta-feira Margot Norton e Guilherme Wisnik | Das 17h às 18h30 Barbara Tennenbaum e Mario Cohen | Das 19h às 20h

23 de Agosto, sexta-feira Julieta González e Ronaldo Entler |Das 19h às 20h Meet the Artists

25 de agosto, domingo Mauro Restiffe | Das16h às 17h Bárbara Wagner & Benjamin de Burca |Das 17h30 às 19h

17 de agosto, sábado Bob Wolfenson & Matinas Suzuki Jr. | às 11h Escrevedeira – R. Isabel de Castela, 141

Nicole Gomez

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

7 respostas para “13ª SP-Foto estreita vínculos entre a fotografia brasileira e a cena internacional”

  1. Wonderful blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers?

    I’m planning to start my own blog soon but
    I’m a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for
    a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused ..
    Any ideas? Bless you!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *