‘Filhas do Sol’ estreia em 26 de setembro
Longa de Eva Husson retrata o grupo de resistência formado por mulheres curdas, que lutam por sua liberdade numa sociedade machista e violenta
Exibido na competição oficial do último Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro, o filme “Filhas do Sol“, escrito e dirigido por Eva Husson, estreia no dia 26 de setembro, com distribuição da Califórnia Filmes.
O longa acompanha Bahar, a comandante do batalhão “Filhas do Sol”, que se prepara para libertar sua cidade das mãos dos extremistas, esperando encontrar seu filho, mantido refém. Para acompanhar a jornada e fazer a cobertura do ataque, se junta ao grupo a jornalista francesa Mathilde, que é testemunha da história dessas guerreiras. Desde que tiveram suas vidas viradas de ponta cabeça, todas elas estão lutando pela mesma causa: pelas mulheres, pela vida e por sua liberdade.
Baseado em situações reais, “Filhas do Sol” é inspirado na unidade de resistência Yazidi homônima, formada apenas por mulheres iraquianas, que lutam para retomar sua dignidade numa sociedade patriarcal e permeada por lutas políticas internas. Esse grupo se formou como uma reação à guerra civil e um caminho de sobrevivência para essas mulheres, após serem vítimas de perseguição e massacres por anos.
E 2014, o ISIS (Estado Islâmico no Iraque e na Síria, em inglês) realizou um ataque nas montanhas de Sinjar, território do povo Yazidi, estrategicamente importante por estar entre o Iraque e a Síria. Os 300 mil habitantes do local foram pegos de surpresa e o massacre foi violento. Meninos foram enviados para escolas jihadistas, que os ensinam a matar aos três anos de idade, mulheres e meninas foram vendidas como escravas ou mercadoria sexual, obrigadas a se casar e torturadas.
Anos depois, mesmo com as tentativas das parlamentares Yazidi em conseguir ajuda internacional, as mulheres continuam presas e perseguidas. Paralelamente aos grupos masculinos de resistência contra o ISIS, as mulheres começam pouco a pouco a pegar em armas para se defender, até o surgimento de uma força Yazidi totalmente feminina: as “Filhas do Sol”.
As “Filhas do Sol” não têm nada a perder. O seu grito de guerra é “eles nos estupram, nós os matamos”. E contam com a crença dos soldados do ISIS a seu favor: eles acreditam que se morrerem pelas mãos de uma mulher, não irão para o céu. Por isso, as combatentes femininas os aterrorizam. São essas mulheres, guerreiras e revolucionárias, que o longa “Filhas do Sol” retrata.
SINOPSE
Bahar (Golshifteh Farahani) é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do país. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde (Emmanuelle Bercot) é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.
Jaqueline Gomes
Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.
I’m not that much of a internet reader to be honest but
your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back
later on. Many thanks
Every weekend i used to go to see this web page, as i
want enjoyment, since this this website conations genuinely nice funny material
too.
I’m not sure where you are getting your information,
but good topic. I needs to spend some time learning more
or understanding more. Thanks for great information I was
looking for this information for my mission.
Valuable info. Fortunate me I discovered your site accidentally,
and I’m surprised why this twist of fate did not took place earlier!
I bookmarked it.
Unquestionably believe that which you said. Your favorite
reason seemed to be on the internet the easiest thing to be aware of.
I say to you, I certainly get annoyed while people think about
worries that they just don’t know about. You managed to hit
the nail upon the top and defined out the whole thing without
having side-effects , people can take a signal. Will likely be back to get more.
Thanks
Hi there friends, good article and good urging commented at this place,
I am really enjoying by these.
Hurrah, that’s what I was looking for, what a data!
existing here at this website, thanks admin of this web site.
Hi there just wanted to give you a brief heads up and let you
know a few of the images aren’t loading correctly.
I’m not sure why but I think its a linking issue.
I’ve tried it in two different web browsers and both show the same results.
Hi, I log on to your blog daily. Your writing style is awesome,
keep doing what you’re doing!
I got this web site from my pal who told me regarding
this web site and now this time I am browsing this
web site and reading very informative articles or reviews here.
Outpatient Drug Rehab Centers Near Me http://aaa-rehab.com Drug Rehab http://aaa-rehab.com Methadone Maintenance
http://aaa-rehab.com
Hi there, this weekend is nice designed for me, since this occasion i am reading this enormous educational article here at my residence.