9ª Cinefantasy no MIS




A 9ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico que iniciou ontem e vai até 08 de setembro no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, com um total de 119 filmes, de 26 países, a maioria inédito no circuito comercial.

A programação traz as mostras Competitiva, que inclui longas e curtas; Fantástica Diversidade,Espanha Fantástica, Amador, Animação, Brasil Fantástico, Estudante, Fantasia, Ficção Científica, Horror, Sessões Especiais, Atividades Inclusivas e Atividades Paralelas com debates sobre o mercado fantástico e Geek no Brasil, Produção Independente e o workshop de Narrativas Fantásticas.

“Morto não fala”, do diretor com Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato e Marco Ricca, abriu o festival na noite de ontem. Créditos: divulgação

O CineFantasy traz os mais recentes lançamentos do cinema fantástico mundial contemporâneo. Entre os destaques estão os longas inéditos no Brasil “O Último Nascer do Sol” do diretor chinês We Ren, premiado como melhor filme no Fantasporto, Worldfest Houston e Phoenix Film Festival; “Você Não Sai Da Minha Cabeça” do belga Dimitri de Clercq; “Obscuro Despertar”, do mexicano Carlos Preciado com a atriz Daniela Ortiz; “A Compositora” do israelense Alon Newman; “As Lágrimas da Casa de Qala” do maltês Mark Doneo; entre outros.Alguns diretores estarão presentes nas sessões.

Entre os brasileiros o festival apresenta “A Noite Amarela”, de Ramon Porto Mota, inédito na capital paulista e exibido no Festival Internacional de Roterdã, a animação curitibana “O Bem-Aventurado”, de Tulio Viaro, “Fakir”, de Helena Ignéz, além de curtas das cincos regiões do País.

Nesta edição o festival homenageia o diretor e ator José Mojica Marins com a criação do troféu que leva o seu nome, uma réplica da sua famosa mão, que será entregue aos vencedores de cada categoria na cerimônia de encerramento, no dia 08/09, às 19h. O ator Sérgio Mamberti também será homenageado com a exibição especial do filme “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburger, que também completa 20 anos.

Créditos: divulgação

PREMIAÇÃO
Com um total de 23 categorias de premiação, o Cinefantasy contempla os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica, além de prêmios técnicos como melhor diretor, roteiro, ator e atriz. Há categorias exclusivas de estímulo aos cineastas brasileiros da mostra Brasil Fantástico para curtas nacionais. O título vencedor receberá como premiação da Mistika o serviço de encode DCP de até 20 minutos e do CTAv o empréstimo de uma câmera blackmagic e acessórios por duas semanas e até 20 horas de mixagem.

SERVIÇO
9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico
Quando: 03 a 08 de setembro
Local de Exibição: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Entrada Gratuita – Retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência.
Site oficial: http://www.cinefantasy.com.br/

Andréia Bueno

Andréia Bueno

Apaixonada pelas artes em geral, ama registrar cada instante, seja no trabalho ou durante viagens. Já realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais para o Acesso Cultural. Adora conhecer novos lugares e culturas, tendo viajado por 14 países entre o continente europeu, africano e americano.

Facebook Instagram

Uma resposta para “9ª Cinefantasy no MIS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *