Biografia de D. Pedro II ganha reimpressão

A vida do último imperador do Brasil é retratada pelo historiador brasilianista Roderick J. Barman


Créditos: Divulgação


Coedição da Imprensa Oficial do Estado e editora Unesp, o livro Imperador Cidadão conta a história de D. Pedro II, líder que se manteve por mais tempo no poder na história da América Latina desde a independência. Na obra reconhecida em 2001 pelo prêmio Warren Dean de História do Brasil, da American Historical Association, o leitor descobrirá o homem por trás da vida pública como imperador, abordando aspectos de sua personalidade e vida pessoal.

Eu não pretendia escrever uma biografia de D. Pedro II. Trinta e cinco anos de pesquisas sobre a política e a sociedade brasileira no século XIX levaram-me, de modo relutante, porém inexorável, de volta a D. Pedro II como a chave para compreender o desenvolvimento do Brasil como Estado-nação”, revela o autor Roderick J. Barman na apresentação.

A obra reconstrói o cenário social e político instável do Brasil à época em que D. Pedro II assumiu o poder, em 1841. Tratava-se de um país que havia se tornado independente há menos de duas décadas e se estabelecido como Estado único cerca de um quarto de século antes, constituído de dezenove províncias unidas apenas pelo idioma e por um governo autocrático. Com recursos escassos, capacidade administrativa limitada e um campo de ação restrito, coube a um garoto de 14 anos a tarefa de transformar o país em um Estado-nação em pleno funcionamento.

Desde 1998 a Editora Unesp e a Imprensa Oficial publicam livros em parceria. São mais de 60 títulos em coedição, impressos no parque gráfico da Imprensa Oficial. Obras como Monteiro lobato, livro a livro: obra infantil (1º lugar na Categoria Teoria/Crítica Literária e Livro do Ano de Não-Ficção do 51º Prêmio Jabuti), A forma da cidade de origem portuguesa, O coração da Pauliceia ainda bate (Menção honrosa na Categoria Linguística, Letras e Artes do 4º Prêmio ABEU), Dicionário de segurança e defesa, e mais recentemente, no prelo, Correspondência Carlos Drummond de Andrade e Ribeiro Couto e Deveres e deleites, entrevista com Tzvetan Todorov. Todos os títulos estão à venda nas Livrarias Unesp e da Imprensa Oficial (Praça da Sé, 108 – Sé, SP | Rua XV de Novembro, 318 – Centro, SP), além das principais livrarias de todo país.

Andréia Bueno

Andréia Bueno

Apaixonada pelas artes em geral, ama registrar cada instante, seja no trabalho ou durante viagens. Já realizou entrevistas com artistas nacionais e internacionais para o Acesso Cultural. Adora conhecer novos lugares e culturas, tendo viajado por 14 países entre o continente europeu, africano e americano.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *