Exposição “Caçambas” em São Paulo


© copyright Eduardo Srur 2019 / Campinas Café


As regiões de Pinheiros e Butantã, no entorno do MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, receberam 15 esculturas criadas pelo artista visual Eduardo Srur, que remetem a uma caçamba – objeto utilizado para descarte de resíduos e cada vez mais presente no espaço público. A exposição é apoiada pela Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC).

As esculturas possuem a forma e tamanho original de uma caçamba de entulho, porém são vazadas e constituídas somente por linhas de metal em seu contorno, provocando uma reflexão sobre o excesso de lixo produzido pela sociedade. Atualmente, 20 mil toneladas de resíduos são geradas por dia na metrópole e existem milhares de pontos irregulares onde as pessoas descartam de tudo.

Durante a exposição, as esculturas serão movimentadas periodicamente e instaladas em outros pontos urbanos, assim, gradualmente irão migrando para a periferia da cidade. No decorrer da exposição, o artista fará um ensaio fotográfico dos pontos caóticos onde as caçambas estão instaladas, abordando alguns pontos dramáticos da metrópole onde o entulho e o descarte irregular dominam a paisagem urbana.

Além dos locais inicialmente ocupados na cidade, Srur participa com a obra “Caçambas” na exposição Ambiental: arte e movimentos, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. A mostra tem como objetivo reafirmar a vocação do museu na defesa do meio ambiente. A curadoria é organizada pelo museu e a Fundação SOS Mata Atlântica. Na mostra, Srur apresenta um vídeo da obra produzido dentro do CEAGESP, onde toneladas de comida são desperdiçadas diariamente.

Veja abaixo a localização onde estão expostas às 15 caçambas

MuBE | Av. Europa X Rua Groenlândia | Praça Adolfo Bloch | Av. 9 de julho X Av. Cidade JardimEstação Oscar Freire | Av. Cidade Jardim X Av. Faria Lima | Av. Morumbi X Av. Oscar Americano | Shopping JK Iguatemi | Ponte Cidade Jardim | Jockey Club | Jockey Club 2| Av. Francisco Morato X Av. Vital Brasil | Largo da Batata | Rodovia Raposo Tavares | Rua Alvarenga X Rua Camargo.

Serviço
Exposição “Caçambas”
Datas: 31 de agosto a 31 de outubro de 2019
Abertura: 31 de agosto, das 12h as 18h
Local: Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE)
Rua Alemanha, 221, Jardim Europa, São Paulo  Evento aberto ao público e gratuito

Jaqueline Gomes

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

753 respostas para “Exposição “Caçambas” em São Paulo”

  1. Undeniably consider that which you stated. Your favourite reason appeared to be at the internet the simplest factor to understand of.
    I say to you, I certainly get irked at the same time as people consider issues that they just do not recognise about.
    You controlled to hit the nail upon the highest and also
    defined out the whole thing with no need side effect ,
    people could take a signal. Will probably be again to get more.
    Thank you

  2. Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was wondering your situation; many
    of us have developed some nice practices and we are looking to trade methods with others, why
    not shoot me an e-mail if interested.

  3. Howdy would you mind letting me know which hosting company you’re utilizing?
    I’ve loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads
    a lot quicker then most. Can you recommend
    a good internet hosting provider at a fair price?
    Thank you, I appreciate it!

  4. Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that
    it’s truly informative. I am gonna watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing.

    Cheers!