Galeria Lume lança livro sobre a trajetória artística de Luiz Hermano


Créditos: Divulgação


Expoente de uma geração de artistas que despontou na década de 1980, Luiz Hermano une elementos simples e eruditos para dar vida às suas criações. Uma síntese dos mais de vinte anos de sua trajetória foi organizada no livro Luiz Hermano. A publicação apresenta a cronologia da formação do artista, com registros de cadernos de viagens e trabalhos em diferentes suportes – desenhos, instalações, pinturas – que datam do início de sua carreira até os dias atuais.

Também figuram as análises Guia de navegação, assinada pelo curador Paulo Kassab Jr., e Trapézio, de autoria do curador Cauê Alves. O trecho final do livro apresenta uma entrevista com o artista realizada por Cynthia Garcia, jornalista, crítica e historiadora da arte. Intitulada Viagens no tempo, o diálogo discorre sobre a trajetória de Hermano e enfatiza sua produção escultórica.
O artista também está com uma individual em cartaz até 21 de setembro, na Galeria Lume. Intitulada Cura, a exposição reúne um conjunto inédito de pinturas e esculturas, trabalhos que evidenciam tanto o caráter lúdico da obra de Hermano, quanto a presença de suas memórias, fruto de viagens pelo mundo afora. Paisagens, templos, mitologias, catedrais e pequenos objetos encontrados no caminho, tudo se condensa em novas obras. Segundo o artista, são estes lugares, carregados de simbolismos, plenos de mitos e deuses, que inspiram seus trabalhos mais recentes.

A exposição também apresenta um conjunto de 10 esculturas, várias delas concebidas a partir de experiências acumuladas durante a viagem que fez recentemente ao Egito, a exemplo de Faraó (2019), um sarcófago feito com aramados e cobre, e Lavoura (2018), escultura produzida em madeira e cobre. Contadas entre tramas de arame, brinquedos, fios de cobre, utensílios de cozinha e uma enxurrada de objetos que adquire nos comércios e feiras que visita pelo mundo, cada narrativa faz parte do universo encantado de Luiz Hermano.

Nicole Gomez

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *