Livro de Dave Cullen sobre o Massacre de Columbine será lançado no Brasil


Créditos: Divulgação


O dia 20 de abril de 1999 ficou marcado para sempre na história dos norte-americanos. O Massacre de Columbine pode não ter sido o primeiro tiroteio em massa, mas foi o primeiro da era digital — e o primeiro de larga magnitude. Na esteira dos acontecimentos de Newtown, Virginia Tech, Christchurch, Suzano e Ohio, o debate em torno deste tema torna-se cada vez mais urgente.

Dave Cullen, um dos primeiros repórteres a chegar à cena do massacre de Columbine, estudou a cobertura do massacre incansavelmente e se tornou referência no assunto. Dedicou dez anos para escrever o livro “Columbine“, obra que, hoje, é a definitiva sobre o caso. Lançado no Brasil pela DarkSide Books, o livro chega às livrarias na segunda quinzena de setembro e faz parte da linha Crime Scene da editora, dedicada à publicação de obras consagradas de não ficção que estudam casos notórios.

Um dos convidados do Educação 360 – Encontro Internacional, que acontece dias 16 e 17 deste mês, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, Dave Cullen vem ao Brasil para falar sobre o papel da imprensa na cobertura de tragédias como a de Columbine e sua repercussão nas vida das escolas, educadores e estudantes atingidos. Depois de sua palestra gratuita no evento (dia 16, às 14h30), Dave Cullen segue para São Paulo, onde realizará um bate-papo com leitores e jornalistas na Livraria da Travessa em Pinheiros (dia 18, às 19h). Ambos os eventos são gratuitos e terão tradução consecutiva disponível para que o público brasileiro possa interagir com o jornalista. O livro “Columbine” estará à venda no local.

Retrato de um assunto ainda tão atual, “Columbine” é um trabalho minucioso de Dave Cullen sobre o massacre e mescla reportagens publicadas na época com a análise de mais de 25 mil páginas de evidências policiais, incluindo entrevistas, vídeos e áudios. Tanto tempo de pesquisa fez com que Dave Cullen percebesse outros detalhes envolvendo uma classe da qual ele mesmo fazia parte: a imprensa. Com faro investigativo apurado, ele critica a cobertura massiva da mídia e sua responsabilidade ética no caso, propagando fatos sem o cuidado necessário, o que ajudou a mitificar o acontecimento que agora já completa duas décadas.

O livro de não ficção “Columbine” foi ganhador de inúmeros prêmios e foi indicado em mais de vinte listas de melhores livros de 2009, incluindo The New York Times, Los Angeles Times e Publishers Weekly. Eleito uma das melhores obras da década de 2000 pelo American School Board Journal, a obra agora chega ao alcance dos leitores brasileiros para questionarmos o ambiente no qual estamos inseridos e promover a reflexão e compaixão em cima de um tema dolorosamente próximo da nossa realidade.

Andréia Bueno

Facebook Instagram

97 respostas para “Livro de Dave Cullen sobre o Massacre de Columbine será lançado no Brasil”

  1. I like the helpful info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here frequently.
    I am quite certain I will learn many new stuff right here!
    Best of luck for the next!

  2. Excellent article. Keep writing such kind of information on your page.

    Im really impressed by your site.
    Hi there, You have done a great job. I’ll certainly digg it and in my view suggest to my friends.

    I am sure they’ll be benefited from this website.

  3. Wow that was odd. I just wrote an incredibly long comment
    but after I clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr…
    well I’m not writing all that over again. Anyways, just wanted to say excellent blog!

  4. I have been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.|

Deixe um comentário