Galeria Nara Roesler apresenta nova exposição de Vik Muniz


Créditos: Vik Muniz


A Galeria Nara Roesler  apresenta Superfícies, terceira mostra individual de Vik Muniz na sede paulista da galeria. Composta por uma série inédita de trabalhos, todos únicos e produzidos em 2019, a mostra abre ao público no dia 24 de outubro, 2019.

Ao mudar-se para os Estados Unidos em 1983, e ver de perto obras que conhecia somente através de reproduções, Vik Muniz percebeu a enorme diferença que há entre interagir fisicamente e analisar a arte através de réplicas. Estes dois modos distintos de vivenciar as produções artísticas pautaram o trabalho realizado pelo artista ao longo das três décadas de sua carreira.

Através de sua obra o artista convida o espectador a desbravar territórios ambíguos, repletos de dualidades: entre imagem e sua contrapartida física, entre mente e matéria, percepção e fenômeno. Este “exercício metafísico”, segundo o artista, desafia nossos sentidos e nossa percepção a traçar novos caminhos através de uma realidade em constante mudança, obrigando-nos a reconhecer a fragilidade de nossas certezas.

Créditos: Vik Muniz

A necessidade constante de reconfiguração da realidade decorrente do advento das novas mídias é aproveitada por Vik Muniz para romper os paradigmas que tradicionalmente polarizaram a pintura e a fotografia, resgatando a relação entre o material e o pictórico presente em sua produção desde o início de sua carreira – em uma de suas primeiras séries, Best of Life, o artista desenhava fotografias famosas a partir de sua própria memória para então fotografar os desenhos e exibir as imagens resultantes.

Para Muniz, as superfícies pintadas, tradicionalmente um campo epistemológico reservado exclusivamente aos pintores, ao serem continuamente visualizadas e reproduzidas ao longo da história, tiveram a sua aura material diminuída. Suas cores, contexto ou composições são facilmente lembradas, em detrimento da textura de sua superfície e sua fisicalidade.

Em sua nova série, o artista subtrai novamente o elemento concreto que diferencia uma pintura de uma fotografia e a reapresenta, através de uma imagem em camadas. Os trabalhos a serem apresentados em Superfícies, exploram duas abordagens recorrentes em seu vocabulário artístico: ora um material em busca de significado, ora uma imagem em busca de uma renovação física.

E embora as obras utilizem a pintura tanto em seu processo quanto em seu conceito, elas não são pinturas – ainda assim, enquanto imagens fotográficas de obras que existem de forma autônoma e física, elas também não são abstrações. O resultado são imagens fotográficas não reprodutíveis, que de forma ambígua, valorizam simultaneamente as superfícies materiais e conceituais da pintura e que, para obterem êxito, necessitam da presença física do observador.

Esta negociação entrópica de perda de material e ganho virtual leva o espectador a questionar sua relação com a experiência física da obra de arte em um contexto em que as imagens e a própria ideia de realidade são mediadas pela tecnologia digital, hoje onipresente em nosso cotidiano.

SERVIÇO

Superfícies, individual de Vik Muniz
Abertura: 24/10/2019, as 19h
Visitação: de 25/10/2019 à 30/01/2020
Endereço: Av. Europa, 655 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Horário: Segunda à sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 11h às 15h

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

18 respostas para “Galeria Nara Roesler apresenta nova exposição de Vik Muniz”

  1. Hi! I know this is sort of off-topic but I needed to ask. Does running
    a well-established website such as yours require a large amount of work?
    I am brand new to writing a blog however I do write in my
    diary everyday. I’d like to start a blog so I can easily share my personal experience
    and thoughts online. Please let me know if you have any suggestions or tips
    for brand new aspiring bloggers. Thankyou!

  2. Magnificent goods from you, man. I have bear in mind your stuff previous to and you are simply extremely excellent.
    I actually like what you’ve got right here, certainly like what you’re stating and the best way during which you assert it.
    You’re making it enjoyable and you still care
    for to stay it smart. I can not wait to read far more
    from you. This is really a wonderful site.

  3. My partner and I absolutely love your blog and find
    the majority of your post’s to be exactly I’m looking for.
    Would you offer guest writers to write content available
    for you? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on a few of the subjects you write regarding here.

    Again, awesome website!

  4. Hello there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading
    through your articles. Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over the same subjects?
    Thanks for your time!

  5. Just want to say your article is as amazing. The clearness in your post
    is just great and i could assume you’re an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your feed to keep updated
    with forthcoming post. Thanks a million and please keep up
    the enjoyable work.

  6. I simply want to mention I’m beginner to weblog and honestly liked you’re web blog. Probably I’m going to bookmark your site . You certainly have very good well written articles. Many thanks for revealing your blog.

Deixe um comentário