Favelagrafia revela potências criativas das favelas


Créditos: divulgação


O projeto social Favelagrafia, que ganhou repercussão na imprensa mundial há três anos e chegou a ter uma de suas fotos compartilhada em uma rede social pelo rapper americano Snoop Dogg, anuncia a realização da segunda edição. Intitulada “Favelagrafia 2.0”, o projeto apresenta novamente os trabalhos dos nove fotógrafos moradores de nove favelas cariocas envolvidos no trabalho anterior, mas, desta vez, dando visibilidade às potências criativas das favelas do Rio de Janeiro.

Os fotógrafos Josiane Santana (Complexo do Alemão), Omar Britto (Babilônia), Anderson Valentim (Borel), Magno Neves (Cantagalo), Jéssica Higino (Mineira), Saulo Nicolai (Prazeres), Joyce Marques (Providência), Rafael Gomes (Rocinha) e Elana Paulino (Santa Marta) passaram três meses pesquisando, nas favelas onde moram, os artistas das mais diferentes manifestações artísticas e culturais das localidades. E, ao invés de fotos, produziram pílulas de videoarte, filmagens curtas onde eles apresentam um pouco do trabalho desses moradores. No site e nas redes sociais do projeto será possível conhecer com mais detalhes o trabalho de cada um.

Os trabalhos poderão ser conhecidos pelo grande públicos em exposição inédita e multimídia no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).
O projeto mostra ainda uma dupla de modelos com estilo afropunk, um dançarino de passinho, um skatista e até um surfista. O resultado do Favelagrafia 2.0 vai virar uma exposição no Museu de Arte Moderna (MAM Rio), em Novembro, e estará também no site oficial e no perfil deles do Instagram.

Créditos: Divulgação

Aulas para as crianças das favelas

Uma outra novidade desta nova edição do projeto, foi a oportunidade que os fotógrafos tiveram para disseminar o conhecimento nos locais onde moram. Cada um ficou responsável por organizar uma grande aula de fotografia, que tinha como público prioritário os jovens e crianças das nove favelas envolvidas com o projeto.

Talentos descobertos, beleza (re) descoberta

Em 2016, os talentos em fotografia descobertos durante a primeira edição do Favelagrafia participaram de diversos workshops e expuseram suas obras no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Eles também têm mais de 40 mil seguidores no perfil oficial do projeto no Instagram @favelagrafia.

Na primeira edição, o projeto selecionou nove jovens moradores de nove diferentes favelas do Rio, buscando aqueles que tivessem um olhar único da sua própria comunidade e que gostassem de fotografia. Uma vez que os moradores foram selecionados, eles passaram por workshops com profissionais renomados para se instruir em como utilizar ferramentas digitais, buscar inspirações e aprender técnicas de fotografia utilizando um telefone celular, bem como workshops com o SEBRAE RJ para entender como transformar a fotografia em um negócio.

Serviço:
Favelagrafia 2.0
9 nov – 8 dez 2019
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio)

Andréia Bueno

Facebook Instagram

18 respostas para “Favelagrafia revela potências criativas das favelas”

  1. We are a group of volunteers and starting a brand new scheme in our community.

    Your website offered us with useful info to work on. You have
    done a formidable task and our entire group might be thankful to you.

  2. Someone essentially help to make critically posts I’d state.
    That is the first time I frequented your web page and so far?
    I amazed with the research you made to make this actual submit amazing.

    Fantastic job!

  3. Right here is the perfect blog for everyone who hopes to find
    out about this topic. You understand so much its
    almost tough to argue with you (not that I really will need to…HaHa).
    You definitely put a fresh spin on a topic that’s been written about for a long time.
    Great stuff, just wonderful!

  4. Hilda fotballdrakter barn on sunday riley wellness meets beauty {: ingredients to boost
    the daily routine; devine on aloha construction suggests what to look
    for Miche

  5. I do not know if it’s just me or if perhaps everyone else experiencing issues
    with your site. It seems like some of the text on your posts are running
    off the screen. Can someone else please
    comment and let me know if this is happening to them as well?
    This could be a problem with my browser because I’ve had this happen before.
    Many thanks

Deixe um comentário