Livro desvenda as teorias conspiratórias


Créditos: Divulgação


A Editora Planeta lança Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota, livro que desvenda algumas das principais teorias conspiratórias que andam definindo os rumos das políticas públicas no Brasil. A obra foi escrita pelo jornalista Álvaro Borba e pela professora e acadêmica da área de comunicação Ana Lesnovski, dupla responsável pelo canal Meteoro Brasil, com mais de 600 mil inscritos, no qual apresentam análises de diversos temas com um pano de fundo filosófico, contemplativo e político.

Com base na metodologia de Michael Barkun, pioneiro no estudo das conspirações, os autores abordam a ‘super teoria da conspiração’, termo resultado da união entre teoria conspiratória de evento, que trata de acontecimentos específicos, e teoria conspiratória sistemática, quando inimigos imaginários tramam de maneira constante contra a sociedade.

Na primeira parte do livro, eles apresentam as fundações do que entendemos como os procedimentos de comunicação das teorias conspiratórias, defendendo que elas são uma construção baseada em emoção e fé e fazendo um paralelo entre o “idiota” da antiga Atenas, termo usado para definir aqueles que se apartavam da vida pública, e o “idiota” atual, que agora se apossa com facilidade das estruturas de poder, mas que, assim como o ancestral, renuncia ao coletivo e preza pela vida particular.

No decorrer da obra, os autores apresentam 24 das principais teorias conspiratórias que estão tomando conta do debate público e de discussões privadas, apontando, com a mesma clareza e didática dos seus vídeos, as ficções e as realidades por trás delas. Dentre os temas apresentados estão kit gay, marxismo cultural, gramscismo, Lei Rouanet, globalismo e vacinas. Além disso, a dupla mostra que, por mais mentiras que possam conter, as teorias conspiratórias são invariavelmente irrefutáveis – justamente porque são questões de crença e não argumentações ancoradas na realidade. “As conspirações propõem um jogo em que elas sempre vencem”, afirmam.

Para cada ficção observada no livro, os autores aliam um fato que contextualiza o surgimento da ideia, que demonstra seus mecanismos comunicacionais, que explora as aberturas e ramificações que nos levam para longe do caminho estreito da conspiração. Ao fim de cada capítulo, o leitor encontra indicações que possam ampliar a discussão – sejam livros, filmes ou outros exemplos. Tudo o que você precisou desaprender para virar um idiota apresenta uma sólida crítica à proliferação de fake news, ao conservadorismo, ao cenário político atual e aos rumos que nossa sociedade vem tomando nos últimos anos.

EVENTOS:

Rio de Janeiro: Dia 11 de novembro às 19h na Travessa de Botafogo.
Curitiba: Dia 26 de novembro às 19h na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

Jaqueline Gomes

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *