Dica Acesso Cultural: O que aprendi com o silêncio, Monja Coen


Créditos: Michel Filho/Agência O Globo


O zen, uma das habilidades mentais humanas, chamado por algumas pessoas por “meditar”, mudou a vida de uma das pessoas mais inspiradoras da atualidade, a Monja Coen. Em sua nova obra, O que aprendi com o silêncio – Uma autobiografia, publicado pela Editora Planeta, a líder espiritual que já foi secretária e jornalista apresenta o que aprendeu com este conhecimento. E como ele alterou completamente o curso do seu destino.

A primaz fundadora da Comunidade Zen-Budista Zendo Brasil, sem o objetivo de compor uma autobiografia propriamente dita, compartilha nesse livro detalhes de sua conversão ao zen-budismo e de sua trajetória monástica. Além de toda transformação que viveu desde os tempos em que era uma menina de 14 anos casada, seu tempo como jornalista na Ditadura Militar, até tornar-se uma das figuras religiosas mais admiradas no Brasil. Seguida por uma multidão de pessoas, Monja Coen deixa para os leitores os seus ensinamentos do silenciar.

Zen é uma das habilidades mentais humanas. Alguns chamam de meditar, mas o verbo meditar exige um objeto. O zen está além de sujeito e objeto, além das dualidades, além do eu e do outro. Sentar-se em zen é entregar-se ao momento e perceber que este momento contém em si todo o passado e todo o futuro. A humanidade inteira está presente. O início e o fim em cada inspiração, em cada expiração. (O que aprendi com o silêncio – Uma autobiografia, pág. 59)

Créditos: divulgação

Sem o objetivo de compor uma autobiografia propriamente dita, Cláudia Dias Baptista de Souza, conhecida como Monja Coen, compartilha com o leitor memórias de alguns dos momentos mais marcantes de sua história, detalhes de sua conversão ao zen-budismo, de sua trajetória monástica, além de toda transformação que viveu aprendendo a silenciar a mente.

Entre o que a autora chama de “retalhos da memória”, episódios marcados por intensa transformação são apresentados ao leitor. Desde sua infância em São Paulo, rodeada de livros e música em uma família católica ao seu primeiro divórcio e gravidez aos 17 anos. Coen, que significa “um só círculo” em japonês, faz reflexões resultantes de uma vida e de quase 45 anos no Caminho Zen.

Andréia Bueno

Facebook Instagram

16 respostas para “Dica Acesso Cultural: O que aprendi com o silêncio, Monja Coen”

  1. Hello! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due to no back up. Do you have any solutions to stop hackers?|

  2. I believe what you wrote was very reasonable.

    However, what about this? suppose you were to create a awesome headline?

    I am not suggesting your content is not solid, however what if you added a title that grabbed a person’s attention? I mean O que aprendi com o silêncio, Monja Coen | Acesso Cultural
    is kinda boring. You might glance at Yahoo’s front page and watch how they
    write post headlines to grab people to click. You might add a video
    or a related picture or two to grab readers excited about what you’ve written. Just
    my opinion, it would bring your posts a little bit
    more interesting.

  3. Nice to fulfill you, my title is Brendan but I don’t like when persons use my complete identify. Jogging is the factor I love most. Supervising is wherever his major revenue comes from but he plans on altering it. Years ago we moved to Louisiana.

  4. They simply get in touch with the author Shonda while she doesn’t genuinely like staying identified as like that. He is at this time a creation and distribution officer but he plans on transforming it. Jogging is the issue I enjoy most. Texas is his beginning location but he demands to transfer since of his household.

Deixe um comentário