Museu do Ipiranga faz parceria com Wikipédia para difusão digital de acervo


Créditos: Helio Nobre


Ao longo de 2020, o Museu do Ipiranga ampliará sua atuação digital na enciclopédia eletrônica Wikipédia e outras plataformas colaborativas na internet, pertencentes ao grupo Wikimedia. A expectativa é que dezenas de milhões de pessoas tenham acesso a imagens e textos relacionados ao acervo do Museu durante todo o ano por meio da parceria realizada com o Wiki Movimento Brasil, a partir de práticas de difusão digital colaborativas.

As atividades fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres.

Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki — sigla para Galleries Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. Junto ao Museu do Ipiranga, a atuação Wiki virou um caso de sucesso global, tanto em relação aos produtos a serem desenvolvidos quanto às tecnologias implementadas no processo. Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. Conheça o GLAM do Museu do Ipiranga na Wikipédia aqui.

O Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga, que ocorre até 15 de junho, marca o lançamento da iniciativa. Participantes concorrem a prêmios ao colaborar com conteúdos relacionados ao Museu e seu acervo na Wikipédia.

Também faz parte da parceria a realização de quatro maratonas de edição na Wikipédia — conhecidas como “editatonas” — eventos abertos em que interessados aprendem como editar na enciclopédia eletrônica e fazem suas primeiras contribuições acompanhados por editores experientes. O primeiro deles, a ser realizado de forma online no dia 27 de março, tem como tema “Mulher, Arte e História“, e propõe melhorar o conteúdo sobre mulheres no acervo do Museu do Ipiranga no contexto do Mês da Mulher. As demais editatonas se dedicarão à “São Paulo fotográfica“, “Os indígenas no Museu” e “As independências do Brasil“, com data ainda a ser definida.

Haverá, ainda, quatro seminários técnicos voltados a desenvolver colaborativamente a infraestrutura necessária para a difusão digital livre do museu, em especial de seu acervo. Inovações esperadas incluem jogos para completar informações sobre obras no museu e aplicativos para construir livros automáticos a partir do acervo.

A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia. A Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades em vista à reabertura do edifício-monumento do Museu, em 2022.

Leina Mara

Leina Mara

Formada em Letras na Universidade Federal do Ceará, apaixonada por cultura italiana, tv, teatro e música. Valoriza as pequenas coisas, momentos com os amigos e sonha em viajar pelo mundo.

14 respostas para “Museu do Ipiranga faz parceria com Wikipédia para difusão digital de acervo”

  1. Excellent pieces. Keep posting such kind of info on your blog.
    Im really impressed by it.
    Hi there, You’ve done an incredible job.
    I’ll certainly digg it and in my opinion recommend to my friends.
    I am sure they’ll be benefited from this site.

  2. Capital web log! Do you birth any recommendations for aspiring writers?
    I’m hoping to pop out my possess web log soon simply I’m a
    picayune preoccupied on everything. Would you urge starting with a
    spare program corresponding WordPress or go for a paying option? On that point are so many options
    tabu thither that I’m wholly bewildered .. Any suggestions?
    Thanks a plenty! http://www.cialisles.com/

  3. I think everything said made a lot of sense. However, think on this,
    what if you typed a catchier title? I mean, I don’t want to tell
    you how to run your blog, but what if you added something
    that makes people want more? I mean Museu do Ipiranga e
    Wikipédia | Acesso Cultural is a little boring. You ought to look at Yahoo’s front page and note how they create news headlines
    to get people to open the links. You might add a video or
    a picture or two to get readers interested about what you’ve got to say.
    Just my opinion, it would bring your posts a little
    bit more interesting. https://www.wisig.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *