CCBB apresenta tour virtual de mostra da artista japonesa Chiharu Shiota


Créditos: Divulgação


Enquanto o espaço físico do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília está fechado em função da pandemia do Covid-19, o público pode conferir por meio de tours virtuais no Instagram (@ccbbbrasilia) e no Facebook a exposição Linhas da Vida, retrospectiva e itinerante da artista japonesa Chiharu Shiota. Com curadoria de Tereza de Arruda e produção da Base7 Projetos Culturais, a mostra reúne trabalhos de diferentes momentos da trajetória de Shiota até uma instalação inédita, inspirada no povo brasileiro.

Para além das mídias sociais, o público pode conferir a exposição por meio de um aplicativo disponível pela 20Dash na Play Store e Apple Store. Para fazer o download, basta procurar pelo nome da artista – Chiharu Shiota – e acessar vídeos, fotografias e textos. O app também oferece conteúdo em libras e audioguia.

A ação digital traz, ainda, série em vídeo de comentários da curadora acerca da obra de Shiota. “Há certos motivos que acompanham Chiharu Shiota por toda sua carreira e surgem paralelamente em sua produção, a exemplo de objetos pessoais como chaves, vestuário, cartas, mobiliário e, ainda, elementos ícones da transitoriedade, como barcos“, explica Tereza de Arruda. “Fotografias, vídeos, desenhos, gravuras e objetos foram selecionados meticulosamente para uma imersão no universo de Chiharu Shiota“, completa.

Conhecida principalmente por seus trabalhos site-specific em grande escala, frequentemente compostos por emaranhados de linhas, Shiota é autora de uma obra multidisciplinar, realizada em suportes diversos: são instalações, performances, fotografias e pinturas.

linhas-da-vida
Créditos: Divulgação

Nascida em Osaka e radicada há 23 anos em Berlim, Shiota iniciou sua carreira artística em 1994 ainda quando estudante, tomando a pintura como principal suporte. Todavia, logo descobriu que o espaço bidimensional era limitado para seu processo criativo e expandiu para as outras linguagens. Linhas da Vida reúne cerca de 70 obras que datam desde o início de sua produção artística aos dias atuais. Organizada em cinco núcleos, a exposição é um convite de Shiota para que o visitante faça reflexões sobre a vida, seu propósito, conexões e memória. “Quero unir as pessoas no Brasil, não importando sua origem, status social, formação educacional, nacionalidade ou qualquer outro fator divisor. Como humanos, devemos vir juntos e questionar o nosso propósito na vida e por que aqui estamos“, afirma a artista.

Quer saber mais sobre Exposições? Clique aqui!

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Fotógrafo formado pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 2 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

8 respostas para “CCBB apresenta tour virtual de mostra da artista japonesa Chiharu Shiota”

  1. The writer’s identify is Loreta Quarterman even however she doesn’t actually like being known as like that. Her partner and her selected to reside in New Jersey but her spouse desires them to move. My day work is an office clerk and it’s something I genuinely take enjoyment in. My wife doesn’t like it the way I do but what I genuinely like carrying out is to foundation jump but I don’t have the time lately.

Deixe uma resposta