Mario Sergio Cortella lança novo livro no começo de junho


Créditos: Tomas-Arthuzzi


As grandes conquistas da nossa espécie se deram pela cooperação, não pela competição”. Essa frase é um dos ensinamentos que o professor e palestrante Mario Sergio Cortella apresenta em A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano. Publicada pelo selo Littera da editora 3DEA, a obra traz uma importante discussão sobre os reais impactos na estrutura da sociedade atual, com a intolerância, polarização, hostilidade e o desprezo como objetos de estudo.

Leitura indispensável na era de excesso de informações, opiniões divididas e pouca aceitação, o filósofo explica conceitos básicos para a construção do coletivo saudável. Por meio de estudos, o autor aborda os sintomas que estão presentes em nosso cotidiano e que abalam o convívio saudável de uma sociedade. Pequenas atitudes que se transformam em preconceito, como olhar o outro, mas como estranho, intruso e muitas vezes, como inferior.

Com total clareza, Cortella também explica as diferenças entre reconhecer e tolerar, conflito e confronto, divergir e anular e o que faz dessas opiniões gatilhos de preconceito e atos de violência.

Durante muito tempo, nós vivemos em uma sociedade na qual o conflito — na família, na escola, na rua — fez parte do nosso dia a dia. Pouco a pouco, em várias instâncias sociais, inclusive na escola, fomos substituindo a noção de conflito pela quase glorificação do confronto. Nessa hora, sim, nós perdemos a paz. ” (A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, pág 110 – 111)

a-diversidade
Créditos: Divulgação/Littera Books

O filósofo também ressalta que o preconceito abstrai a capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar. Mostra ainda que algumas amarras devem ser desfeitas, como recusar o biocídio e seguir na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade.

A obra foi reformulada para realidade dos tempos atuais e todos os capítulos de A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano permeiam questões sobre os contratempos e disparidades do único verso que existe: a vida! E nela, somos todos iguais.

Quer saber mais sobre Livros? Clique aqui!

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Fotógrafo formado pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 2 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

22 respostas para “Mario Sergio Cortella lança novo livro no começo de junho”

  1. Pleased to meet up with you! My name is Shonda and I really like it. Managing individuals has been his job for some time and his salary has been truly satisfying. The thing he adores most is to foundation leap and now he is trying to gain dollars with it. California is in which my household is and I don’t program on changing it.

Deixe uma resposta