Festival On-line de Teatro Musical anuncia segunda edição
Após conquistar não só o público durante a quarentena, mas também os participantes e jurados, o Festival On-line de Teatro Musical “Minha Vez de Brilhar” celebra os bons resultados recém conquistados e lança sua segunda edição com inscrições abertas até 23 de agosto, clique aqui. Idealizado e apresentado pelo jornalista e produtor Joaquim Araújo (mesmo criador de outra iniciativa inovadora, o prêmio teatral Destaque Imprensa Digital – DID), o festival se tornou uma nova vitrine de talentos espalhados pelo país.
Marcada pela pluralidade, a primeira edição contou com 85 inscritos de 13 estados diferentes, e levou à final seis talentosas garotas que representaram bem o Rio Grande do Norte, Paraná, Rio de Janeiro, Santos, Jandira e Taboão da Serra – SP. Assistido por centenas de pessoas, o festival on-line gerou mais de 15 horas de transmissão ao vivo ao longo das apresentações, transmitidas sempre nas noites de quarta e quinta dos meses de julho e agosto.
Com a eliminação da barreira física e a conectividade proporcionada pela internet, a iniciativa foi uma resposta dos idealizadores à pandemia da Covid-19, que fragilizou a Classe Artística, e superou as próprias expectativas ao alcançar participantes além do eixo Rio – São Paulo, que há anos centraliza as grandes produções de Teatro Musical no Brasil e movimenta o mercado dos chamados ‘triatletas da arte’, responsáveis por unir canto, dança e interpretação.
A primeira fase do festival selecionou 30 nomes, com e sem experiência profissional, que preencheram as vagas para a participação em anúncio oficial durante uma live de apresentação. Cada um dos 85 inscritos tiveram seus self-tapes divulgados pelo Instagram do festival que deu início ao processo de votação popular, por meio de ‘likes’ na publicação, garantindo a escolha de 15 candidatos. Já o júri técnico, representado por Bianca Tadini, Leo Wagner e Leonardo Neiva, selecionou em conjunto os outros 15 nomes, completando a lista de selecionados.
Ao longo da programação do festival, todos os participantes tiveram oportunidade de receber verdadeiras aulas gratuitas a partir dos feedbacks dos jurados e da resposta do próprio público – atuante durante todo o evento digital -, responsável também por selecionar as seis finalistas: Ligia Bié, Paula Batalha, Monica Gonçalves, Maria Clara Mascellani, Ma Ikeda e Luana Calmon – sendo Luana a escolhida pelo público, com mais de 1200 votos, para conquistar o primeiro lugar da edição.
Considerando todas as etapas eliminatórias, o festival chegou a expressiva marca de 65 mil votos unitários, resultado bastante positivo para um evento em sua primeira edição e realizado no concorrido cenário das lives noturnas. O público, que se manteve sempre presente, bem como a participação dos jurados, foram fundamentais para estimular a evolução dos candidatos a cada semana.
O festival, sobretudo, foi abraçado pela própria classe teatral, que acompanhou, vibrou e até participou de alguma forma, indicando, compartilhando, torcendo por um amigo ou um aluno. Outros artistas que se viram impactados pelos talentos e envolvidos pela iniciativa encontraram formas de contribuir educacionalmente, como no caso de Beatriz Lucci, atriz, diretora e produtora de elenco, que, ao final da disputa, ofereceu de surpresa bolsas de estudos em seus próprios cursos para as finalistas.
A segunda edição do Festival Online de Teatro Musical ‘Minha Vez de Brilhar’, tem inscrições abertas até o dia 23 de agosto, com taxa única no valor R$30,00. Os interessados, com idade mínima de 16 anos, podem preencher o formulário disponível no Instagram oficial do evento, acessando também o regulamento para maiores informações. Com novidades, a atração contará com participações pontuais especiais, além da marcante presença do júri, que permanece o mesmo, entre outros benefícios e surpresas que vão brindar os candidatos selecionados ao longo da temporada. A estreia está prevista para o mês de setembro.
Quer saber mais sobre Teatro? Clique aqui!
Jaqueline Gomes
Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.