Como desenvolver a criatividade em tempos de crise?


Créditos: Pixabay


A realidade da pandemia tornou mais comum a prática do home office, mas com ela também vêm diversas discussões sobre como a saúde mental está sob pressão frente às incertezas causadas pela Covid-19.

A crise que estamos vivendo traz mudanças de todos os lados: econômicas, sociais e pessoais, que nem mesmo os especialistas conseguem prever. Ou seja, tudo é incerto para todos e para sobreviver é necessário adaptação.

Calma, respira… se nem eles sabem, não se cobre tanto e conte com a gente! A Blocktime Coworking pode te ajudar a descobrir como encontrar esse mutante que existe dentro de você! Não faz ideia por onde começar? Descubra como desenvolver a criatividade pode ser uma saída.

Como desenvolver a criatividade em tempos de crise?
Créditos: Pixabay

MAS O QUE É CRISE?
Segundo o site conceito.de uma crise é uma mudança brusca ou uma alteração importante no desenvolvimento de um qualquer evento/acontecimento. Essas alterações podem ser físicas ou simbólicas. Crise também é uma situação complicada ou de escassez.

Então, se essa definição te lembra nosso “novo normal”, provavelmente você já deve ter se perguntado como lidar da melhor forma diante do que estamos vivendo. A capacidade de adaptação junto com a facilidade de melhorar processos são, também, características de uma das respostas a essa pergunta: a criatividade.

Pois é camaleão, uma das maiores questões hoje é: como desenvolver a criatividade em tempos de crise?

Como desenvolver a criatividade em tempos de crise?
Créditos: Pixabay

EU POSSO SER CRIATIVO?
Ideias autênticas geram diferencial nesse cenário e, acredite: a criatividade não é um dom, todos nós podemos desenvolver. Ainda não acredita? Pense o seguinte: você considera toda criança criativa? Se todos já passamos por essa fase, onde foi parar esse potencial?

E aí vai outra vantagem: quem nunca ouviu falar do “jeitinho brasileiro”? A criatividade é uma característica tipicamente associada à nossa forma de ser. Segundo Gisela Kassoy, consultora em inovação, um estudo conduzido na década de 1990 pelo pesquisador norte-americano Robert Burnside mostra que temos uma facilidade extraordinária para improvisar.

O brasileiro não é exatamente inovador, no sentido literal da palavra, porque em geral não altera estruturas nem processos”, diz a especialista. “Por outro lado, tem uma espécie de criatividade adaptativa, isto é, esbanja jogo de cintura e ‘jeitinho’ diante de adversidades”.

Como desenvolver a criatividade em tempos de crise?
Créditos: Pixabay

RESGATE SUA CRIATIVIDADE!
Agora que sabemos “que a força está com você”, adentre ao universo imaginário e veja mais algumas dicas que podem te ajudar e estimular a descobrir como desenvolver a criatividade:

“Xô” Desânimo! Defenda-Se Dos Outros
Sempre vai ter alguém para dizer: “que as coisas não mudam”, “que não vai dar certo”, “que outros já tentaram”, “depois não diga que eu não avisei”, “que ideia maluca”, etc. Não se deixe levar! A sua experiência é a que conta, não a do outro!

Movimente-Se
Relaxe, movimente os músculos, troque de lugar! Mudar a perspectiva do olhar pode fazer toda a diferença! Trocar a mesa pelo sofá ou pela rede e mudar de janela para admirar outra paisagem ao invés da rotina diária, ao menos uma vez por semana, não faz mal a ninguém!

Olhe Ao Redor
Não consegue enxergar novas perspectivas? Que tal fazer benchmarking com profissionais de outras empresas, outros segmentos, outras regiões ou, até mesmo, outras realidades sociais? Conhecer o “novo normal” dos demais pode estimular ideias incríveis! A videochamada está ai para isso.

Faça Parcerias
A colaboração e o trabalho em equipe estimulam a criatividade. Ninguém cria nada sozinho e a soma de diferentes ideias pode ser o resultado de um projeto inovador. Conversas informais, com amigos, colegas e times diversos são ótimos estímulos.

Brinque
Já falamos aqui que todos nós tivemos infância. Brinque, corra riscos e pense besteiras (esquecendo julgamentos e censuras), questione o mundo, ouse e resgate momentos de diversão. Isso só favorece o seu processo criativo.

Gostou das dicas? Esperamos que elas te ajudem nesse processo de desconstrução e imaginação. Seja qual for seu “novo normal”, pode contar com a nossa parceira Blocktime Coworking para retomar as atividades e networking em um espaço seguro e versátil.

Deixe um comentário