Itaú Social recebe inscrições para edital “Leia para uma Criança 2021”


Créditos: Freepik


O Itaú Social está com inscrições abertas para o Edital “Leia para uma Criança 2021“, que selecionará os livros infantis que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura no próximo ano. Completando 10 anos, o programa terá uma edição temática, voltada à seleção de livros que abordem conteúdos relacionados ao universo negro e indígena. Editoras de todo o país, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até cinco títulos, até às 18 horas do dia 21 de outubro, pelo site do edital.

Serão selecionadas duas obras: um livro de literatura indígena e um de literatura negra. Os títulos podem ter sido publicados recentemente ou reeditados, devem ter até 50 páginas e ser voltados a crianças de 0 a 6 anos de idade. Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada título selecionado. As editoras contempladas também devem ceder os direitos para a produção de até 10 mil livros em braile e em formato acessível para leitores com deficiência.

A campanha “Leia para uma Criança” é realizada há 10 anos, em outubro, pelo Banco Itaú e o Itaú Social. O objetivo é incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância.

Ao longo deste período, já foram distribuídos mais de 57 milhões de livros, entre coleções regulares, em braile, acessíveis, para crianças e famílias, escolas públicas, bibliotecas e organizações da sociedade civil de todo o Brasil. Em 2019, as edições exclusivas de “Leo e a Baleia“, de Benji Davies, e “O Tupi que Você Fala“, de Claudio Fragata, compuseram os kits.

Inscrição e seleção

Para completar a inscrição, é necessário preencher o formulário eletrônico no “Leitura Para uma Criança” e enviar um exemplar de cada livro inscrito para o endereço indicado no regulamento.

A seleção ocorrerá em seis fases e terá participação de especialistas em literatura infantil, profissionais da educação, representantes da sociedade civil e profissionais com reconhecido trabalho na literatura e na educação com enfoque étnico-racial. A primeira etapa irá conferir se os livros inscritos atendem aos critérios básicos de triagem: temática elegível e condizente com o foco do edital, características literárias do texto, qualidade visual do projeto gráfico e das ilustrações.

Os passos seguintes serão a conferência documental, análise jurídica de direitos autorais e homologação, avaliação de grupos focais regionais e adequações para compra e negociação. Os dez livros finalistas seguirão para uma negociação conduzida pela área de compras do Itaú Social, onde serão considerados o valor negociado, o orçamento do programa e todos os subsídios do processo de análise e seleção. Se houver empate, o parecer técnico dos especialistas será utilizado.

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário