Resenha: “A Vida das Bonecas Vivas”


Créditos: Dani Sandrini/Divulgação


O espetáculo “A Vida das Bonecas Vivas”, inspirado no movimento das living dolls, no qual seus adeptos fazem uso de roupas, cirurgias, maquiagens, perucas e próteses, com objetivo de ficarem parecidos com bonecas vivas, tem estreia prevista para 2021, porém, no último dia 29, aconteceu uma transmissão no canal do espetáculo, gravada diretamente da Sala Paschoal Carlos Magno, em São Paulo, onde o espectador pôde ter uma ideia do que vem por aí.

A produção, dirigida e idealizada por Dan Nakagawa, acompanha um rapaz, que, em busca de sua verdadeira identidade, entra em contato com uma empresa que pode transformá-lo em uma dessas “bonecas vivas”, onde ele vai ganhando as formas desejadas, o cabelo que gosta, a roupa com a qual se identifica e até mesmo uma família, com pessoas parecidas com sua nova forma, que o acolhem e tratam como filho. Ao longo do espetáculo, podemos ver os sentimentos, os conflitos e tudo o que envolve esse novo “conhecer” por parte dele.

Com uma releitura contemporânea do Butô, dança japonesa que surgiu depois da Segunda Guerra Mundial e foi popularizada nos anos 70, a plateia também é apresentada à cultura oriental, com bastante ênfase nas flores, um dos elementos mais marcantes de “A Vida das Bonecas Vivas”.

O destaque fica por conta do encontro dessa nova pessoa na qual o rapaz (vivido por Alef Barros), com formas idênticas às suas, de quem ele tenta se livrar, mas acaba descobrindo que nada mais são do que as várias formas dele mesmo. Em uma conversa com um outro “eu” (vivido por Helena Ignez, atriz convidada do espetáculo), cuja cena foi feita à distância, através de um vídeo, essa nova pessoa estranha e tenta matar todas essas formas, que falam e agem como ele, mas ao final, sua própria aceitação acontece.

Outras inspirações marcantes do espetáculo são a dança contemporânea e o kabuki, uma forma de teatro japonês, muito bem executadas por Anderson Gouvea, sendo inclusive um dos pontos altos do espetáculo a própria dança, com participação de todo o elenco no palco.

A Vida das Bonecas Vivas” entra em cartaz no Youtube do espetáculo a partir de hoje, 05, e tem previsão para estreia presencial, em 2021, no Teatro Sérgio Cardoso.

Para saber mais sobre Teatro, acesse o nosso site!

Nicole Gomez

Formada em Comunicação Social pela FMU, uma eterna sonhadora em busca dos meus objetivos. Amo Teatro musical e tenho a música como meu combustível. Determinação e foco são as palavras que me guiam.

Facebook Instagram

Deixe um comentário