Ana Maria Braga e João Carlos Martins apresentam mostra em SP


Créditos: Bruno Sereno


Com a curadoria de Ana Maria Braga e João Carlos Martins, inaugura no próximo dia 25, para comemorar o aniversário da cidade a exposição fotográfica “A Cara de São Paulo: Personagens da Cidade”, dos fotógrafos luso-brasileiros Catarina Machado e Bruno Sereno. A exposição acontece na Galeria de Artes da Casa de Portugal até dia até 26 de fevereiro e apresenta 20 personalidades nascidas ou não na cidade, mas que se reconhecem como paulistanas e fazem uma declaração de amor à cidade num vídeo que também integra a exposição.

Para essa exposição, que é uma iniciativa da Casa de Portugal com o apoio do Metrô de São Paulo, os seus sócios e diretores indicaram pessoas que são a cara da cidade, como: Abilio Diniz, Ana Maria Braga, Carlos Bettencourt, Carlos Tramontina, Demônios da Garoa, Djamila Ribeiro, Emanuel Araújo, Edu Guedes, Fafá de Belém, João Carlos Martins, Leandro Karnal, Marília Gabriela, Monja Coen, Massimo Ferrari, Maurício de Sousa, Nany People, Osvaldinho da Cuíca, Padre Antônio Maria, Silvio Santos e Supla.

Ana Maria Braga e João Carlos Martins apresentam mostra em SP
Créditos: Catarina Machado

Para Ana Maria Braga “nesta exposição para comemorar os 467 anos de fundação poderíamos retratar milhares de caras, rostos e semblantes que muito bem representariam a diversidade desta metrópole, mas foram, entretanto, escolhidas apenas 20 personalidades para integrar a primeira edição, mas fica a promessa para que, nas próximas edições, continuem sendo retratados outros personagens que representam e ajudam a escrever a história desta cidade.

O Maestro João Carlos Martins, que tem a sua história e da sua família ligada à história da Casa de Portugal, disse estar “muito honrado por ser curador ao lado da Ana Maria, nesta exposição que resgata não só a presença portuguesa na cidade, mas que também vai buscar em 20 rostos a identidade pluralista e universalista de uma cidade que acolhe calorosamente quem aqui chega.

A fotógrafa Catarina Machado, 22 anos, nasceu em São Paulo e desde pequena demonstrou suas aptidões para a fotografia capturando imagens em suas viagens de família. Concluiu o curso de Fotografia no Centro Universitário Belas Artes e foi aluna do IIF – Instituto Internacional de Fotografia. Sua percepção sobre a paisagem urbana e os elementos que a constituem já a levaram a realizar 3 outras exposições individuais e participações em algumas coletivas.

O fotógrafo Bruno Sereno, 24 anos, também nascido em São Paulo, é jornalista formado pela Anhembi Morumbi, podcaster e atualmente estudante de Relações Públicas na FECAP. Começou sua trajetória aos 18 anos quando comprou a sua primeira câmera e começou a registrar o Mundo, histórias e pessoas. Na atividade fotojornalística viveu o seu momento mais marcante na cobertura do Carnaval de São Paulo de 2020 no Sambódromo do Anhembi.

Uma réplica da exposição estará ainda disponível para visitação na Estação Paraíso do Metrô de 28 de janeiro a 28 de fevereiro.

SERVIÇO:

Exposição Fotográfica “A Cara de São Paulo: Personagens da Cidade”

Fotógrafos: Bruno Sereno e Catarina Machado

Curadoria: Ana Maria Braga e João Carlos Martins

de 25 de janeiro a 26 de fevereiro

das 9h às 17h

Galeria de Artes da Casa de Portugal

Av. da Liberdade, 602 – Liberdade – São Paulo

Entrada Grátis

Devido ao “protocolo COVID” as visitas devem ser previamente agendadas pelo telefone: (11) 3273-5555

de 28 de janeiro a 28 de fevereiro

Uma réplica da exposição estará disponível a todos os usuários do Metrô na Estação Paraíso

das 6h30 à meia-noite

Visitação livre.

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário