‘CCBB Educativo’ divulga programação do CCBB SP


Créditos: Divulgação


O Programa ‘CCBB Educativo –  Arte & Educação‘ dá sequência às ações do mês de janeiro com uma programação, destinada a todos os públicos, com visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais, que podem ser presenciais com o número de participantes reduzidos, respeitando os protocolos e as orientações de segurança, e no formato digital, que, por ser à distância, possibilita acesso de públicos do Brasil e do mundo.

Para comemorar o Dia Nacional da História em Quadrinhos haverá no CCBB São Paulo, no dia 30/01, às 13h, uma oficina sobre a prática dessa técnica, que visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas. Além disso, o público também poderá acompanhar, de forma remota, o “Laboratório de Crítica: O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro” que fará uma reflexão sobre o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo.

A programação presencial também conta com visitas mediadas e patrimoniais e, ainda, as propostas do ‘Lugar de Criação‘. O público também poderá realizar, no formato digital, os cursos ‘Transversalidades‘ e ‘Processos Compartilhados‘, assim como os encontros na plataforma ‘Múltiplo Ancestral‘. Confira a programação completa abaixo.

Programação presencial CCBB São Paulo

16 a 31 de janeiro, às 10h30 e às 16h30 – Visitas Patrimoniais

Nessa atividade, os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas, com ênfase no patrimônio e na história do Banco do Brasil e do CCBB São Paulo.

Visita 1: O Centro Cultural Banco do Brasil e a cidade de São Paulo

Os participantes poderão acompanhar um percurso para conhecer a história do CCBB em São Paulo, explorando aspectos de sua arquitetura e território em diálogo com a cidade, o triângulo histórico e a memória do centro que constituem um importante patrimônio das artes e cultura.

Visita 2: Descobrindo o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Nesse encontro, a visita vai percorrer os espaços do CCBB abordando a história do prédio, suas referências e curiosidades, serão mostrados os processos de restauração e reforma para instalação do Centro Cultural na virada do século, além da visita ao cofre secreto!

Atividade tem 1h de duração | lotação de 6 pessoas | acessível em Libras somente aos sábados | CCBB São Paulo | quartas, sextas, sábados e domingos

Todos os sábados, às 14h30 – Lugar de Criação
Essa atividade propõe realizar o convívio e o diálogo com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos em processos e experiências de pesquisa e criação, a partir de materiais disponíveis em casa e do estímulo ao diálogo com procedimentos artísticos.

Dia 16/01- Oficina de Saberes

Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, em diálogo com a cidade onde vivem e as exposições em cartaz.

Dia 23/01 – Jogos de Arte

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Dia 30/01 – Oficina de Artes

Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode estar acompanhado por até 04 pessoas de sua família.

30/01 – às 13h – Dia Nacional da História em Quadrinhos

No dia nacional da história em quadrinhos participe conosco de uma prática dessa linguagem. A oficina visa promover a leitura e iniciação da produção de HQ, linguagem que mistura elementos textuais e visuais em sequenciamento de cenas.

Atividade tem 1h de duração | Capacidade: 10 pessoas, mediante agendamento prévio pelo site/app da Eventim. Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF e o representante pode ser acompanhado por até 04 pessoas de sua família | Local no mezanino ou auditório | Classificação indicado para pessoas acima de 5 anos.

Programação online

14/01, quinta, às 14h – Laboratório de Crítica (Digital)

“O Cinema Feminino e a Escrita Crítica de Cinema Brasileiro”

O laboratório de crítica propõe uma reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio. Neste encontro, a curadora Mariana Souza irá compartilhar o trabalho das mulheres negras, indígenas e LGBTs no cinema brasileiro contemporâneo e os processos de revisão das imagens canônicas.

Duração de 4h | Evento gratuito | Inscreva-se aqui!

16/01, sábado, às 10h – Múltiplo Ancestral (Digital)

O tema do Múltiplo Ancestral do mês de janeiro é música! A canção inédita “Dançar, dançar”, produzida para o CCBB Educativo, é uma homenagem a uma das maiores expressões culturais do Brasil: a dança. Fernando Leme, ator e diretor de teatro, apresenta com toda a sua diversidade e pluralidade, ritmos propriamente brasileiros como o samba, o forró, o maracatu, a dança é uma manifestação democrática independente de raça e presentes em todas as regiões do país.

Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

20/01, quarta, às 19h – Transversalidades (Digital)

“Educação e Natureza”

Nesse encontro, os educadores Fred Beherends e Kau Clarke apresentam o curso voltado para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.

Duração de 2h | acessível em Libras | Vagas: 500 | encontro em formato webinar na plataforma Zoom | Livre para todos os públicos | Inscrições aqui!

22/01, sexta, às 10h – Lugar de Criação (Digital)

“A Escala de Cores da Minha Casa”

Visando a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias, o Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. A proposta aqui é descobrir as cores das casas de alguns artistas, a partir da arquitetura, dos objetos e ao redor.

Classificação indicativa para pessoas acima de 3 anos | Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

26/01, terça, às 10h – Com a Palavra (Digital)

Nesta edição, Giulia Giovani, da LACICOR/CECOR(Laboratório de Ciência da Conservação), vai abordar a produção artística presente na exposição “Ivan Serpa: a expressão do concreto”. O debate se desenvolve desde a produção de Serpa no período concreto da década de 1950, sua metodologia de trabalho, atuação como professor, pesquisador e experimentador, perpassando a temática de técnicas e materiais utilizados pelo artista, até os desafios ligados à conservação e restauração de algumas de suas obras.

Duração de 1h | Classificação indicativa para pessoas acima de 10 anos | acesso e inscrição aqui!

28/01, quinta, às 14h – Processos Compartilhados (Digital)

“A Produção de Trailer no Cinema”

Nesta atividade, Ricardo Mehedff, montador, diretor e produtor, vai investigar as origens dos Trailers desde a década de 1930, e sua evolução nos últimos 80 anos, as técnicas usadas para criação e montagem do Trailer e também do Teaser. Além disso, o diretor apresentará um pouco sobre sua trajetória nesse ramo, trabalhos realizados em Hollywood e na indústria do cinema brasileiro desde os anos 90.

Classificação indicada para pessoas acima de 16 anos | Evento gratuito | 100 vagas | Inscreva-se aqui!

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário