(IN)CONFESSÁVEIS – Espetáculo dividido em 3 salas reestreia dia 19


Créditos: Divulgação


Após sucesso na primeira temporada, a peça online do Coletivo Impermanente reestreia dia 19 de Janeiro com ingressos à venda pelo Sympla. Em (IN)CONFESSÁVEIS – O JOGO DA VERDADE, 31 atores, divididos em três salas simultaneamente, fazem as mais diversas confissões ao público transmitidas pela plataforma Zoom. Os relatos podem ser histórias verdadeiras dos próprios atores que os interpretam; histórias verdadeiras, mas pertencentes a outro integrante do coletivo; ou ainda uma confissão completamente ficcional.

É o público quem decide no que acreditar. Ao final da apresentação de cada ator, uma enquete faz a pergunta: “Essa história é verdadeira ou falsa”? O ator que tiver o maior percentual de verdade irá se apresentar novamente para disputar uma segunda rodada entre os mais votados de cada sala. Nessa nova rodada, elenco e público se juntam em uma única sala do Zoom, onde após as apresentações acontece um bate papo sobre o espetáculo.

Créditos: Divulgação

O formato inédito coloca o espectador como o grande árbitro do jogo realizado ao vivo e garante não só uma interação direta com a experiência, mas também cria um estado de atenção que prende a plateia do início ao fim. Os relatos vão de simples causos do dia a dia até tópicos relevantes para a sociedade. Cada ator do Coletivo trabalha com pelo menos duas confissões. Isso faz com que as sessões de (IN)CONFESSÁVEIS nunca sejam iguais umas as outras.

O experimento é dirigido pelo Ator, Diretor e Dramaturgo Marcelo Várzea. “De fato, um encontro. Trinta e um artistas, corpos de vários estados brasileiros, juntos num ambiente online, aceitando o desafio desse tempo de isolamento social. Me revirei como artista nessa condução de naturezas distintas e me vi renascido junto ao parto de (IN)CONFESSÁVEIS e do Coletivo Impermanente”.

Durante a primeira temporada, em Dezembro, o (IN)CONFESSÁVEIS reuniu um público de cerca de 1.200 espectadores, além de ter sido a atração mais vista na última edição da Virada Cultural de São Paulo, de acordo com dados da própria organização do evento.

Créditos: Divulgação

O espetáculo (IN)CONFESSÁVEIS surgiu do aprofundamento da pesquisa de Marcelo Várzea em torno de suas primeiras obras ficcionais até então, “Silêncio.doc” e “Dolores”. Em agosto de 2020, em meio às consequências da pandemia para a classe artística, foi inaugurada a primeira turma da oficina “Da Autoficção ao Teatro Narrativo”, uma parceria entre a Oswald de Andrade e a Poiesis, incentivadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

“No meio de uma paralisação global, no ápice da desaceleração e desmonte da cultura, consegui, graças à Poiesis e à Oficina Cultural Oswald de Andrade, dar encaminhamento à minha pesquisa diante do binômio verdade/mentira em todos os âmbitos da dramaturgia contemporânea”, comenta Várzea.

Foram quatro meses de estudos teóricos e diversos exercícios práticos que permeavam a construção do Teatro Narrativo e que culminaram na criação do espetáculo (IN)CONFESSÁVEIS e, consequentemente, do Coletivo Impermanente. Desenvolvido durante a pandemia, o experimento surge num momento de necessidade e urgência de trocas artísticas, como disse Marcelo: “Longe do drama clássico, da interpretação teatral e muito mais ligado às narrativas de autoficção e performance, encontrei durante muitas manhãs um grupo de jovens artistas presos em suas casas, com urgência de troca, fala, representatividade, manifesto e pulsão artística”.

Aperte o play e confira o trailer:

 

 

SERVIÇO
(IN)CONFESSÁVEIS – O JOGO DA VERDADE
De 19, 20, 26 e 27/01
Terças e Quartas às 21h
Ingressos disponíveis no portal Sympla
Link para compra: https://linktr.ee/ColetivoImpermanente
Valor: a partir de R$20,00
Apresentações pela plataforma Zoom
Mais informações no Instagram @Coletivoimpermanente

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário