Mês do Quadrinho: Artistas falam sobre técnica e representatividade em série sobre HQs


Créditos: Divulgação


Treze artistas, dentre eles o vencedor do Prêmio Jabuti 2020, Wagner William, protagonizam nova série televisiva sobre essa que é considerada a nona arte. “HQuem – A Arte de Desenhar Histórias”  percorre ateliês para registrar diferentes técnicas criativas e incentivar o debate sobre representatividade racial e de gênero nessa indústria. O audiovisual está no ar no canal por assinatura Prime Box Brazil.

Autor de “Silvestre” agraciado com Jabuti 2020 de “Melhor Quadrinho”, Wagner William (tema do 13º episódio) transita por multimídias, com ilustrações para livros a embalagens. Retratado na série pela inquietude, o Potiguar, de 42 anos, revisita a concepção de “Bulldogma” (2016), segunda obra da carreira, caracterizada por roteiro fluído e design fragmentado. A trama narra a rotina de uma ilustradora ao lado de seu buldogue francês, rodeados por eventos alienígenas, com inspiração contestadora do movimento Nouvelle Vague.

Ganhador dos mais importantes prêmios do mercado, entre eles Jabuti e Eisner (2018), Marcelo D’Salete (4º episódio) é o quadrinista da negritude. O paulistano, de 41 anos, faz uma reflexão oportuna na série sobre o combate ao racismo e da resistência negra em histórias baseadas em fatos reais. Ele assina obras como “Cumbe” (2014) e “Angola” (2017). Também aborda a vida de pessoas marginalizadas dentro das grandes cidades, tendo como pano de fundo a periferia da grande São Paulo. No preto e branco e com um traço pesado, mistura ficção à realidade.

Créditos: Divulgação

Fabiane Langona (12º episódio) é uma das poucas cartunistas mulheres a ter espaço em grandes veículos de comunicação, com tirinhas publicadas em jornais diários de grande circulação. Projetada ao trabalho inclusivo, a gaúcha, de 36 anos, comenta em depoimento ao seriado sobre o seu pseudônimo ‘Chiquinha’, seus quadrinhos irreverentes com crítica ao papel que a mulher ocupa na sociedade, usando a ridicularização e humor como ferramentas para gerar a reflexão e o debate.

O internacional Mateus Santolouco (2º episódio) surgiu no cenário das HQs brasileiras como um dos criadores da série “Mondo Urbano” (2010), que conta histórias sobre ‘Sexo, Drogas e Rock’n’Roll’. O gaúcho, de 41 anos, tornou-se mundialmente conhecido no decorrer da carreira, celebrado como dos principais autores da franquia “Tartarugas Ninja”. Criou as origens do arqui-inimigo dos quatro mutantes esverdeados batizados com nomes de artistas italianos, o “Destruidor”.

“HQuem” também dedica episódios exclusivos a Eloar Guazzelli (adaptações de obras da literatura brasileira), Roberta Cirne (rara ilustradora em Recife que explora folclores da cidade em quadrinhos de terror), Diego Guerlach (usa a escala em preto e branco para traços agressivos em seus fanzines), Julia Bax (mistura o digital ao manual em obras independentes), Gabriel Jardim (conecta elementos regionais da Paraíba à brasilidade) e Fabio Zimbres (artista plástico que utiliza diferentes linguagens em experimentações).

Completam o time de entrevistados Ana Luiza Koehler (artista que reconstitui o passado das cidades baseado em pesquisa e formação em Arquitetura e Urbanismo), Arthur Garcia (um dos mais conhecidos artistas do mercado projetado pelo trabalho com mangás) e Roger Vieira (renovação pernambucano com traços que retratam a periferia). Os depoimentos dos artistas são intercalados por reflexões de estudiosos e depoimentos de fãs. “HQuem – A Arte de Desenhar Histórias” é assinado pela FBL Criação e Produção, com roteiro de Pedro Salomão e codireção de Rozane Braga e Adriana Miranda.

SERVIÇO

SERIADO “HQUEM – A ARTE DE DESENHAR HISTÓRIAS”

Canal de TV por assinatura: Prime Box Brazil

Novos episódios: quintas-feiras, às 21h30

Último episódio: 1 de abril

Reprises: sextas-feiras, 9h30 | domingos, 11h | segundas-feiras, 9h | terças-feiras, 12h30 | quartas-feiras, 12h

Temporada: 13 episódios de 30 minutos

Classificação indicativa: livre

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário