Pinacoteca de SP prorroga exposição da dupla OSGEMEOS


Créditos: Levi Fanan


A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, prorroga, até 03 de maio de 2021, OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974). A mostra conta com mais de 1000 itens desse rico imaginário e estava prevista para terminar em 22 de fevereiro de 2021.

Desde 15 de outubro de 2021, quando OSGEMEOS: Segredos foi inaugurada, mais de 60 mil visitantes estiveram na exposição. Um novo lote de ingressos foi colocado à disposição na última sexta-feira (5) no site do museu.

Otávio e Gustavo sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa desde o início de sua produção, em meados da década de 1980. Os artistas partiram de uma forte imersão na cultura hip hop, que havia chegado ao Brasil no momento em que os irmãos começaram a produzir, e da influência da dança, da música, do muralismo e da cultura popular para desenvolver um estilo singular, com atmosfera alegre, que acabou se tornando um emblema dos espaços urbanos pelo Brasil e pelo mundo.

Seus trabalhos contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida. OSGEMEOS mantém seu ateliê, até hoje, no Cambuci, antigo bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual passaram sua infância e juventude. A partir da década de 1990, suas experimentações – não só em grafitti, mas também pintura em telas e esculturas estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.

Para a mostra na Pinacoteca, o duo apresenta pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. Esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento. O corpo de obras invade o museu, ocupando as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação, concebida especialmente para o Octógono.

Pinacoteca de São Paulo prorroga exposição da dupla OSGEMEOS
Créditos: Levi Fanan

PROTOCOLO DE ACESSO

Antes de entrar na Pinacoteca, o público tem a sua temperatura aferida, e quem estiver com temperatura acima de 37,2° e/ou mostrar sintomas e gripe/resfriado deve buscar ajuda médica e não pode acessar o museu. O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços e durante toda a visita. Não é permitido tirar a máscara em nenhum momento, como por exemplo para fotografias/selfies. Os espaços possuem álcool gel para a higienização das mãos, além de uma nova sinalização que indica o sentido de circulação e o distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas.

Os ingressos são vendidos por datas e horários marcados no site da Pinacoteca. Aos sábados, a entrada também permanece gratuita, no entanto é preciso reservar também pela internet.

Consulte o protocolo completo no site da Pina!

SERVIÇO

OSGEMEOS: Segredos
Curadoria de Jochen Volz

Visitação: de 15 de outubro de 2020 até 03 de maio de 2021

De quarta a segunda, das 10h às 18h.

Ingressos com horário marcado, vendas somente online!

Pinacoteca de São Paulo:

Edifício Pina Luz

Praça da Luz 2, São Paulo, SP – Galerias Temporárias e Octógono (1º andar), pátio 1 e outros espaços internos e externos.

Ingressos: R$ 25 apenas pelo site da Pinacoteca

Meia entrada R$12,50.

Importante: A bilheteria física permanece fechada assim como o estacionamento.

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário