Valentine’s Day: 5 romances de época para exaltar o amor


Créditos: Freepik


Se há um lugar no mundo aonde o amor é exaltado, é nas páginas dos romances de época. As histórias vão além de mocinho e mocinha, trazem contexto histórico, com enredos que, apesar de se passar em épocas diferentes da nossa, permanecem atuais e fazem refletir sobre o amor, as diferenças, o respeito e a amizade. Por isso, listamos cinco histórias apaixonantes e arrebatadoras que vão tirar o folego, além de inspirar os casais apaixonados neste Valentine’s Day.

1) Razão e Sensibilidade
Razão e Sensibilidade apresenta a história das irmãs Dashwoods, que após a morte do pai, são obrigadas a sair da mansão confortável onde viviam para morar numa simples casa em Barton Park. Enquanto Elinor é racional e lógica, Marianne é o oposto: sensível e romântica, recusando-se se comportar da maneira hipócrita que a sociedade da época impõe a ela. Cercadas pela aristocracia inglesa, as irmãs Dashwoods têm de lidar com expectativas injustas por não possuir fortuna e não ter bons relacionamentos na sociedade. Elas enfrentam grandes desafios em suas vidas amorosas e são forçadas a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção antes de conquistarem o verdadeiro amor.

2) A Dama das Lavandas
Victoire Martinet mora com Augustine, a tia solteirona, e Amélie, a empregada desastrada, em Provence, onde vivem do plantio de lavandas. Vic cria a fórmula de um perfume irresistível com a intenção de abalar a nobreza parisiense. Quando o destino coloca o devasso magnata do vinho, Maurice Bourguignon, no caminho da jardinista, deixando-o fascinado pelo seu enfeitiçador cheiro de lavandas, ele lhe faz uma proposta irrecusável; endividada, ela aceita. Logo, uma atração incandescente os envolve, e mesmo Maurice sendo noivo da bilionária Marcelle Blanche, não deixa de tentar seduzi-la. Mas Vic não quer somente uma noite de luxúria; apaixonada, ela deseja que ele lhe dê o seu coração por inteiro, mesmo sabendo que ele poderá parti-lo em pedaços. Será que valerá a pena amar assim?

3) D’Angelo – O Viajante de Conca
D’Angelo – O Viajante de Conca apresenta a emocionante história de Matteo, um homem com mais de 40 anos que perdeu a esposa e a filha durante a 2ª Guerra Mundial e passou a criar o filho sozinho, em Milão. Matteo, empresário do ramo da moda, se apaixona por Valentine, proprietária de um hotel na Costa Amalfitana. O autor traz para as páginas deste romance de época assuntos como empoderamento feminino, parentalidade e pioneirismo empresarial. Descrito de forma sensível e com cenários encantadores, este D’Angelo – O Viajante de Conca faz refletir sobre como a amor pode se apresentar de diferentes maneiras.

4) O Abrigo de Kulê
A escritora brasiliense Juliana Valentim ambientou este romance nas fazendas brasileiras da década de 40 para tratar de um tema que precisa ser revisitado: a escravidão. A obra discute amor, coragem, liberdade e sororidade, a solidariedade feminina que nasce em tempos desafiadores. E faz o leitor passear por paisagens e costumes do interior do Brasil.

5) Sol e Sombras
João Antunes da Silveira Savelli é um jovem gaúcho, filho de imigrantes açorianos que vieram tentar a vida no Rio Grande do Sul (RS). Seus pais ali se instalaram. Nasceu quando a família trabalhava na Estância de Santos Reis, de propriedade do General Manuel do Nascimento Vargas, pai do futuro presidente Getúlio Vargas, e ali fora criado. Desde criança, aprendera a decifrar a natureza. Tornou-se exímio vaqueiro e se revelou um jovem de arrebatadora beleza. Tão logo as mulheres o vissem se sentiam inapelavelmente atraídas. Suas relações pessoais seriam marcadas por conflitos psicológicos que se originavam da oscilação constante entre a beleza e as emoções derivadas, que frequentemente colocavam à flor da pele circunstâncias dolorosas da condição humana.

Quer saber mais sobre Livros? Clique aqui!

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário