Arena da Palavra apresenta batalha online entre poetas de coletivos literários


Créditos: Divulgação


Com atividades voltadas à Literatura produzida por escritores e poetas essencialmente do universo independente, a edição 2021 do projeto ARENA DA PALAVRA acontecerá durante o mês de abril e no formato online. O evento é uma realização da Polo Cultural (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP). As competições estão programadas para acontecer ao vivo, sempre às 20 horas, de forma online com transmissão pelo canal de Youtube do Polo, com cinco coletivos de poetas: Slam do Bronx (dia 5 de abril), Slam do 13 (dia 8 de abril), Slam da Norte (dia 10 de abril), Slam das Minas (dia 12 de abril) e Slam da Guilhermina (dia 15 de abril).

Batalhas de poesia já eram febre no mundo todo quando a jovem poeta e ativista negra Amanda Gorman leu o seu “The Hill we climb” na tomada de posse de Joe Biden, em novembro de 2020. Agora pegou fogo e está todo mundo de olho nos novos poetas brasileiros. Para esquentar este cenário, o Polo Cultural bolou um jogo, uma batalha entre slams, onde os poetas são representantes de coletivos e batalham em uma final emocionante para um júri formado por artistas, editores e outros influenciadores.

Na apresentação de cada uma está Jô Freitas, atriz, poeta, ativista e escritora nordestina, nascida na Bahia, adotada por São Paulo há 25 anos, e que comandou o Encontro Estéticas das Periferias em 2020. A final acontece dia 17 de abril, sábado, às 14 horas. No final os poetas premiados e os Slams receberão prêmios em dinheiro. O projeto investe em qualidade técnica de vídeo e áudio para ter um diferencial e apresentar um produto o mais bem acabado possível, em termos de resultado final na tela. O objetivo é levar a linguagem do slam para a Internet. “Criar o clima mais próximo possível de uma batalha ao vivo”, acredita Marcelo Sollero, idealizador e diretor executivo do Polo Cultural, apostando no fato do evento ser controlado de uma plataforma desenvolvida com o objetivo de trazer a emoção da batalha ao vivo para o ambiente online.

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário