4 livros para cuidar da mente durante o período de confinamento


Créditos: Divulgação


A pandemia do novo coronavírus parou o mundo. Todos os setores da sociedade foram afetados pela disseminação do vírus, e com isso os países tiveram que adotar o isolamento social para reduzir o contágio. O que era para ser pouco tempo, acabou virando um ano de afastamento do convívio habitual, e com isso chegou os problemas causados por essa medida.

Depressão, ansiedade e transtornos de pânico são algumas das doenças que o isolamento social causou em determinada parcela da população. Para exercitar a saúde mental, é recomendado que as pessoas tenham o hábito de leitura para afastar esses eventuais problemas. Separamos quatro obras literárias que podem ajudar durante esse período de confinamento.

Sociedade do Cansaço

Uma das maiores queixas que as pessoas fazem ao período de isolamento em casa, é a carga de trabalho que aumentou. O escritor e filósofo sul-coreano Byung-Chul Han aborda em seu livro ‘Sociedade do Cansaço’ como a cultura motivacional do mercado de trabalho está afetando os funcionários ao redor do mundo, o que encaixa-se perfeitamente para a época que estamos enfrentando.

Resiliência

A escritora alemã Christina Berndt relembra um sentimento importante para a vida de todo ser humano: a resiliência. Em sua obra ‘Resiliência: o segredo da força psíquica’, a autora aborda como essa força, que é bem estabelecida na infância, pode também ser bem aproveitada na fase adulta, com as estratégias adequadas. Ideal para quem precisa passar pelos obstáculos que a pandemia trouxe.

Saúde de Aço

O primeiro livro escrito pelo Dr. Henriques Capiñala, traz quais são os pilares da saúde, tanto para o âmbito espiritual, mental, quanto para o físico. O médico e escritor enfatiza quão é importante a pessoa passar sua vida cuidando de seu bem-estar, para quando estiver chegando a melhor idade não tenha que ficar dependente de medicamentos, como a maioria das pessoas já estão hoje. “Esse é o melhor investimento que pode ser feito”, salienta Henriques.

Por que estou Deprimido? Visão de um Neurologista

Em sua segunda obra, o médico aborda outro ponto que afeta a sociedade nos tempos atuais: a depressão. Uma doença muito perigosa, e que quando subestimada pode trazer grandes danos à pessoa. Henriques passa para seu leitor pontos que podem levar a esse adoecimento psicológico, e qual a postura para lidar com esse problema. O Doutor também reforça que, assim como no primeiro livro, pode ser utilizado outras formas de tratamento além de estar à base de remédios. O volume também pode ajudar pessoas que não têm a doença, mas passa por grandes alterações de humor, podendo assim trazer o equilíbrio para esses sentimentos. Pessoas saudáveis que pretendem aumentar consideravelmente sua vibração e harmonia com a vida também podem usufruir com a obra, “pois acredito que não importa o nível de entusiasmo que a pessoa tem hoje ainda pode melhorar“, afirma Henriques.

Jaqueline Gomes

Jornalista graduada pela Universidade Nove de Julho com Pós em Marketing Digital Estratégico pela PUC-SP, é especialista em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais. Trabalha na área de comunicação desde 2010. Fundadora do Site Acesso Cultural, sempre quis desenvolver um veículo onde pudesse noticiar o que acontece de novidade no meio do entretenimento cultural. Apaixonada por shows de rock, livros, filmes, séries e animais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário