BBB21: Juliette é fenômeno também no Twitter
A Knewin analisou 1.025.098 tuítes entre os dias 31 de março a 11 de abril, citando o fenômeno da Internet, Juliette Freire, participante da edição 21 do Big Brother Brasil, que fora do reality é maquiadora e advogada. A paraibana de 31 anos entrou no programa em 25 de janeiro, com 3 mil seguidores no Instagram, e até o momento da análise, contabiliza mais de 20 milhões de seguidores no Instagram que só crescem.
Durante o período analisado pela ferramenta Knewin Social, o termo “Juliette” teve mais de 460 mil menções, sendo a participante do BBB mais citada no Twitter. A hashtag #teamjuliette chegou a 46.066 tuítes e a conta da participante, @freirejuliette, somou 58.125 tuítes. Esse sucesso se reflete não apenas nas mídias sociais, mas também na imprensa. Em janeiro, no início do programa, foram publicadas 698 matérias citando a maquiadora; em fevereiro, o número subiu para 2.753 e chegou a 3.310 em março.
No dia 05 de abril, Juliette se tornou a participante do grupo pipoca mais seguida. Segundo levantamento do HypeAuditor, realizado em março, Juliette aparece no top 20 dos mil maiores influenciadores do Instagram no Brasil. Na lista, seu perfil supera nomes como Ivete Sangalo e Anitta.
No decorrer do programa, as marcas patrocinadoras do BBB também aproveitaram o “boom” de popularidade de Juliette, alinhando seus produtos com a participante para alavancar hashtags e menções que impulsionam vendas. Até mesmo as discussões que aconteceram durante o programa também impactaram positivamente a imagem de Juliette aqui fora. Após uma pequena briga com Fiuk sobre um cuscuz, por exemplo, uma marca que fabrica o item entrou em contato com a equipe da participante oferecendo um contrato de publicidade.
De acordo com o CMO da Knewin, Fabio Rios, as mídias sociais ocupam cada vez mais espaço na rotina de consumo e interação com conteúdo. Por isso, é imprescindível usar indicadores corretos e confiáveis para mensurar o impacto da exposição espontânea da marca em redes digitais na estratégia de comunicação, e ter a tecnologia como aliada. “Curtidas, menções e compartilhamentos são alguns dos indicadores que podem ser trabalhados. O grande desafio, no entanto, é coletar informações em grande quantidade e em tempo real para mostrar um cenário completo para medir resultados no mundo digital e alavancar uma marca, por exemplo“, completa.
Para quem é a sua torcida? Comente!
Rodrigo Bueno
Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.