Leonardo Lourenço lança o livro ‘A Síndrome do gênio da lâmpada’
Lembra-se da história de Aladim, do gênio da lâmpada mágica? Imagine se cada um de nós fôssemos um pouco esse gênio. Trata-se do ponto de partida do novo livro do médico neurocirurgião Leonardo Lourenço: A SÍNDROME DO GÊNIO DA LÂMPADA – como não se tornar prisioneiro dos pedidos dos outros, pela editora Labrador. Usando história e literatura como ganchos, o mito do gênio da lâmpada, conduzido através da moderna ciência do cérebro, lança luz sobre nosso comportamento de estar sempre disponível, atendendo solicitações e expectativas de outras pessoas e da sociedade. E não são poucas. Dar conta de tudo exige um esforço “genial”. Como isso não é possível, acabamos por ficar presos mentalmente às demandas externas, como um gênio amaldiçoado.
Porém, há uma forma de sair da lâmpada e não voltar. Baseado em neurociência e no funcionamento do cérebro e da mente, a publicação indica os porquês desse comportamento e o caminho para escapar dessa cilada, além de apresentar casos de pessoas que sofrem da síndrome. O dr. Leonardo traz informações atuais, embasadas em ciência de ponta, com linguagem clara e acessível. No livro, ainda conhecemos mais sobre a história do gênio da lâmpada, desde a origem na era pré-islâmica até as animações da Disney. Ao final dos 12 capítulos, estamos prontos para resgatar o protagonismo em nossas vidas.
A síndrome do gênio da lâmpada tem prefácio assinado pela Dra. Edenilza Mendes, médica diretora científica da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT). A introdução é de Suely Lang, professora de português, literatura e latim pela PUC-SP. Já Tânia Morales, jornalista e apresentadora da rádio CBN, escreve a orelha. Ela alerta: “…as mudanças propostas aqui exigem coragem. Que este livro permita a você identificar a sua lâmpada e romper com essa gaiola mental para se tornar amo de seus próprios anseios“.