Espetáculo ‘A Língua em Pedaços’ retorna com temporada online


Créditos: Laercio Luz


Sucesso de crítica e público, cumprindo temporadas no CCBB (SP), Teatro Eva Herz (São Paulo), CCBB Brasília, CCBB Belo Horizonte, e circulação por 20 CEUs (Centro de Educação Unificado), estrelado por Ana Cecília Costa e Joca Andreazza” A Língua em Pedaços” volta ao cartaz, agora via streaming, a partir do dia 17 de junho.

A peça mostra um fictício embate entre a monja carmelita e o Inquisidor, que a acusa de subversão e heresia. O texto de Juan Mayorga, agraciado em 2013 pelo Ministério da Cultura espanhol com o prêmio de melhor texto de literatura dramática. Além de mística e poeta, Teresa d’Ávila foi uma mulher de ação, fundando dezessete conventos de Carmelitas Descalças em toda Espanha. Como acontece com toda pessoa que está à frente de seu tempo, sobretudo tratando-se de uma mulher, foi mal compreendida e perseguida pelos setores conservadores da Igreja e da sociedade espanhola do final do século XVI.

A montagem de Elias Andreato dá ao público brasileiro a oportunidade de conhecer melhor, a vida e o pensamento daquela que é considerada uma das maiores personalidades femininas do segundo milênio. O espetáculo acontece na cozinha do Mosteiro São José, primeiro convento de Carmelitas Descalças, fundado por Teresa (Ávila, 1562). A ação concentra-se no confronto entre a monja carmelita e o Inquisidor, duas personagens de mentes brilhantes, porém com distintas percepções teológicas. De um lado, temos uma mulher de coragem, que está sendo acusada de profanação por suas experiências místicas (visões e arrebatamentos) e pela cisma que promoveu na Igreja Católica. Do outro lado, está um homem de mente aguda, farejador de hereges, representante do poder eclesial. Ao Inquisidor (e ao público de hoje) cabe a desafiadora tarefa de tentar decifrar ou render-se ao enigma Teresa d´Ávila. Aperte o play e confira o teaser desse espetáculo que é simplesmente imperdível!

O espetáculo poderá ser conferido no canal oficial da Em Cena Produções no Youtube, nos dias 17, 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de junho às 21 hs. Vale ressaltar que nos dias 17 e 27 de junho, após as apresentações  o público poderá participar de um debate ( via chat no canal do Youtube)  com os atores.

Sobre Teresa d´Ávila

Escreveu, ao lado de São João da Cruz, o melhor da poesia ascética e mística de língua espanhola. Ambos pertencem ao chamado Século de Ouro na Espanha, época que abrange do Renascimento do século XVI ao Barroco do século XVII. Santa Teresa é patrona dos escritores de língua espanhola e considerada um dos maiores patrimônios culturais da Espanha. Sua autobiografia O Livro da Vida é o clássico literário mais lido neste país depois de D. Quixote, de Cervantes.

Créditos: Laercio Luz

“Teresa aparece-nos como uma personagem contracorrente, prematura em seu próprio tempo e no nosso. Por isso mesmo, Teresa é necessária. Seu interesse para os dias atuais independe de crença. Mesmo um ateu, que não acredita em sua mística, pode se sentir fascinado pelo ser humano Teresa. Pode e deve sentir-se tocado por essa personagem. E sempre será menos importante o que dizemos sobre Teresa do que ela possa dizer sobre nós” (Juan Mayorga).

Andréia Bueno

Facebook Instagram

Deixe um comentário