Exposição ‘Oficina Molina – Palatnik’ volta em cartaz no Sesc Av. Paulista


Parque de Diversões, Mestre Molina, entre 1969 e 1974, Acerco Sesc de Arte, CF Everton Ballardin


Dois artistas conectados pelo apreço ao lúdico e pelo prazer da invenção, Abraham Palatnik (1928 – 2020) e Mestre Molina (1917 – 1998) são nomes emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo Sesc de Arte. Um diálogo entre suas produções artísticas compõe a mostra Oficina Molina – Palatnik, que retoma as visitas presenciais no Sesc Avenida Paulista até o dia 28 de agosto.

Neste encontro, o diálogo poético entre as obras de diferentes épocas da trajetória de Palatnik e Molina, artistas que compartilham um mesmo período histórico, evidencia que a ação de um objeto no espaço e no tempo, o movimento, é matéria plástica de inegável qualidade sensível.

Representantes de vertentes artísticas tidas, de um lado, como popular e, de outro, como erudita, tanto Molina como Palatnik ocupam papel de destaque no Acervo Sesc de Arte. Se há patentes dessemelhanças entre seus processos de criação, percebe-se, todavia, que os dois artistas mobilizaram seus repertórios e universos culturais em prol de singulares sínteses moto-construtivas“, reflete Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.

O encontro entre as geringonças de Molina e os objetos cinéticos de Palatnik revela surpreendentes relações. Valendo-se de recursos e vocabulários específicos, suas criações evidenciam que a atividade espaço-temporal de construtos plásticos é hábil em gerar efeitos sensíveis próprios à experiência estética. A exposição Oficina Molina-Palatnik propõe um diálogo aberto entre esses legados, reiterando a vocação propositiva das políticas colecionista, expositiva e educativa da instituição“, completa.

Exposição ‘Oficina Molina - Palatnik’ volta em cartaz no Sesc Avenida Paulista
Objeto Cinético KK-7, Abraham Palatnik, 1966-2007, Acervo Sesc de Arte, CF Everton Ballardin

O público pode visitar a exposição gratuitamente de terça a sexta, das 11h30 às 19h30, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio pelo site. As visitas têm duração máxima de 45 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todas as pessoas, durante todo o período. Há possibilidade de alteração no horário de funcionamento, sem aviso prévio, condicionada ao Plano São Paulo.

SERVIÇO

Oficina Molina – Palatnik
Local: Sesc Avenida Paulista
Período expositivo: Até 28 de agosto de 2021
Funcionamento: terça a sexta, das 11h30 às 19h30, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h
Tempo de visitação: 45 minutos
Agendamento de visitas: https://www.sescsp.org.br/exposicoes
Classificação indicativa: Livre
Grátis
Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, Bela Vista

Rodrigo Bueno

Formado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, também é Fotógrafo Cultural pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 5 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Analista de Marketing Digital, Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe um comentário