“Galope aos Quatro Ventos” chega às plataformas digitais de música


Créditos: Katia Gardin


A primeira canção do álbum autoral da dupla Zaca de Oliveira e Bruno Menegatti, “Sopros e Mistérios” (também chamada de “Zumbidinho”), já está disponível nas principais plataformas digitais de música, como Spotify, Deezer e Apple Music. A faixa, em conjunto com outras 8 canções e 1 poema, compõem o disco “Galope aos Quatro Ventos”.

Primeiro trabalho dos artistas, o “Galope” foi lançado de forma independente, em formato CD no ano de 2017, e reflete as mútuas influências da poesia popular, da musicalidade nordestina e da inventividade livre de rigores estéticos dos músicos. Para Menegatti, esse é um álbum que se expressa através das palavras e dos arranjos instrumentais.

“Há letras que passeiam por um rumo filosófico/poético (faixa 9, Caminho). Em outras, resgatamos o universo infantil no sentido das descobertas e curiosidades da criança (faixa 3, Sopros e Mistérios). Já as influências da poesia popular, do repente e do jogo de palavras aparecem em ‘Galope’ (faixa 7) e ‘Noves Fora’ (faixa 11). E escolhemos ‘Viajor’ para abrir e fechar o disco, além da vinheta instrumental (faixa 6), porque é uma canção que faz um ‘amálgama’ do álbum inteiro”, pontua Menegatti.

Antes de produzir um novo trabalho, Zaca de Oliveira (letrista-cantador cearense) e Bruno Menegatti (violonista-rabequeiro paulistano) decidiram fazer o lançamento digital do disco, cuja gravação foi feita pelo maestro Henrique Villas Boas e conta com colaborações especiais e arranjos criativos dos músicos João Gabriel Fideles (bateria), Fi Maróstica (baixo), Gustavo Sarzi (acordeon) e Enrique Menezes (flauta). A direção de arte é de Katia Gardin e o design gráfico de Rafaela Vinotti.

Sobre a faixa que dá nome ao disco, Zaca conta que foi composta durante um dos ensaios para a gravação: “Nós estávamos no estúdio e o Menegatti estava ‘brincando’ com o violão e o som que ele dedilhou me chamou a atenção. Pedi para que ele tocasse novamente. Já fui pegando uma caneta e comecei a escrever a letra. Em minutos, a primeira versão de Galope ficou pronta. Tocamos ali, juntos e percebemos intuitivamente que essa era a canção que deveria dar nome ao nosso primeiro disco”.

As músicas de “Galope aos Quatro Ventos” serão disponibilizadas gradativamente, ao longo desse mês (junho) e de julho, nas plataformas digitais.

Créditos: Katia Gardin

Segundo Menegatti, a faixa “Sopros e Mistérios”, que o público já pode ouvir, “Torrão” (faixa 4) e o poema O voo do Andarilho (faixa 8) são exceções do disco por não serem parcerias da dupla: “Zaca já as havia composto quando eu o conheci. Neste trabalho, criamos um novo arranjo para Sopros e Mistérios, que é uma canção que traz o universo onírico, fantasioso, naquele sentido infantil que mencionamos, da criança curiosa, fazendo descobertas”.

E Zaca complementa: “Esta canção quando me chegou, chegou bastante imagética. Me vi criança, brincando no meu universo. Nela, falo da garrafa porque eu tive brinquedos muito rústicos na infância, como carros de lata e madeira que eu mesmo fazia e garrafas de vidro que eu guardava porque, pelas cores, as achava muito bonitas. E o “zumbidinho” vem porque, entre uma brincadeira e outra, entre reflexões sérias e pensamentos tolos de criança, eu me pegava assoprando na boca das garrafas para ouvir os sons que saiam”.

Os próximos lançamentos e novidades serão divulgados pela página oficial da dupla no Instagram, @zacaemenegatti. A previsão é que, já na próxima semana, mais uma faixa seja disponibilizada aos ouvintes.

Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno

Fotógrafo formado pela Escola de Fotografia Foto Conceito, já cobriu cerca de 2 mil shows nacionais e internacionais, além de eventos exclusivos como coletivas de imprensa e pré-estreias. Também é Executivo de Negócios, Jornalista, Web Design, Criador e editor de conteúdo de redes sociais.

Facebook Instagram

Deixe uma resposta